As novas tecnologias vieram para ficar e mudar para sempre os processos internos das empresas. Nesse contexto de transformação digital, o marketing aparece como um agente poderoso, capaz de maximizar resultados de uma forma única.
As relações mudaram, a forma como prestamos serviços mudou e o marketing também se transformou. Hoje, captar clientes e atingir todo o público-alvo já não é tão simples assim. É preciso investir em ações direcionadas, de uma forma que só o marketing digital pode proporcionar.
Neste artigo, você vai entender como o marketing é um agente da transformação digital, que facilita a modernização das empresas e cria um contexto de mais crescimento nessa nova era das redes sociais. Confira abaixo!
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O que é transformação digital?
Antes de falar sobre o marketing em si, precisamos abordar o conceito de transformação digital. Esse é o nome dado ao processo de modernização tecnológica das empresas na atualidade, que passa não só pela aquisição de equipamentos modernos (computadores, celulares, etc.), mas também pela evolução dos processos.
Na transformação digital, as empresas usam ferramentas tecnológicas, como softwares e aplicativos, para facilitar a prestação de serviços e a gestão interna, reduzindo custos e oferecendo serviços melhores e mais eficientes ao cliente.
Ou seja, não basta ter equipamentos de ponta. É preciso saber usar bem as novas ferramentas digitais, para maximizar os ganhos e reduzir erros prestados ao longo dos processos.
Se você tem uma gestão financeira mais otimizada, por exemplo, fica mais fácil medir qual a sua capacidade de investimento antes de estabelecer uma parceria. Isso vale para tudo, inclusive para o marketing. Com conhecimentos integrados, os líderes de um negócio possuem informações mais qualificadas.
Portanto, dado ao novo contexto, é importante entender como a transformação digital se relaciona ao marketing e como os processos mudaram na medida em que a própria comunicação se transformou, se diferenciando do modelo tradicional.
Marketing digital X marketing tradicional
O marketing digital transformou a forma de pensar das agências, empresas, e diversos outros veículos de mídia. Hoje, com a tecnologia, conseguimos produzir informações direcionadas, para usuários cada vez mais bem definidos, graças à enorme quantidade de dados disponibilizados pelas plataformas.
No marketing tradicional, as empresas trabalhavam com um público-alvo mais amplo e genérico. A estratégia funcionava, mas nem sempre atingia a pessoa exata que precisava interagir com o seu negócio. Além disso, o custo para produzir comunicação era muito mais alto, já que era necessário falar com mais pessoas, para, quem sabe, atrair algumas.
Hoje, tudo mudou. O marketing digital é muito mais direcionado para um público específico, que chamamos de personas. Personas são “personagens” que representam o seu cliente ideal, criados com base em dados e experiências reais.
Quando falamos com personas, estamos falando com um tipo de pessoa específico. Assim, fica mais fácil de atender seus desejos, dores e dúvidas. É uma estratégia muito mais efetiva e econômica, já que você não precisa mais investir em um anúncio para milhões de pessoas. Basta enviar a mensagem para quem tem potencial de comprar com você.
Marketing voltado para o usuário
No contexto de transformação digital, o marketing está cada vez mais voltado para o usuário. Não queremos mais “empurrar produtos” para o público. A ideia é resolver problemas, construir pontes e apontar o caminho para as soluções, oferecendo não só um produto, mas também conteúdo útil.
Assim, trabalhamos com os conceitos de jornada de compras e funil de vendas, produzindo conteúdo para o usuário na medida em que ele vai avançando no nível de conhecimento da sua marca e do seu produto. A ideia, antes de tudo, é criar uma relação de proximidade e confiança com o consumidor.
Criar esse canal digital de comunicação é uma ação essencial para a transformação digital. Desta forma, o cliente se sente mais próximo do seu negócio, mesmo no ambiente digital. Ele também fica mais disposto a contribuir com informações importantes e com opiniões construtivas que podem melhorar produtos e serviços.
Dados e automação
Outro ponto do marketing digital que o torna mais próximo do conceito de transformação digital é a capacidade de obter dados mais concretos sobre o comportamento de compras dos clientes. Além disso, é possível realizar ações de automação de marketing, que podem gerar bons resultados.
Definindo as métricas certas, é possível fazer um acompanhamento do crescimento da sua marca e da captação de leads, usando os dados disponibilizados pelas plataformas e redes sociais.
A automação, que citamos anteriormente, é uma evolução do uso do e-mail marketing, ferramenta mais antiga, que hoje conta com recursos para executar uma comunicação mais direcionada e eficiente, que chega ao usuário no momento certo. Tudo isso ajuda as empresas na transformação digital, construindo uma comunicação mais direta.
Marketing e transformação digital: lado a lado
O marketing e a transformação digital estão muito conectados. Para as empresas, investir em marketing digital é uma forma de contribuir para a transformação digital do negócio em um ponto essencial: a comunicação.
Transformar a capacidade de se comunicar com o público e fazer a prospecção de clientes é essencial para uma empresa que quer se modernizar. Atualmente, é necessário ir além do cartão de visitas, explorando todos os canais digitais com excelência, para aumentar o alcance da marca e engajar-se com os clientes em potencial.
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