Investir em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) é essencial para qualquer marca que deseja ter uma forte presença nas mídias digitais. Tornar a empresa mais conhecida, conquistar novos leads, promover mais vendas… seja qual for o objetivo, o SEO estará lá como uma estratégia praticamente obrigatória.
Porém, para desenvolver estratégias em SEO que funcionam, é necessário adotar diversas práticas diferentes. Não basta cuidar apenas de um aspecto do conceito e esperar que os resultados apareçam magicamente. É preciso ter foco em todos os elementos que compõem o SEO, para criar um modelo que funciona.
É sobre isso que vamos falar neste artigo! É hora de listar 5 estratégias de SEO que todos deveriam conhecer para obter melhores resultados no mundo digital. Confira abaixo!
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Criação de conteúdos relevantes
O primeiro passo para ter uma boa estratégia digital é produzir e divulgar conteúdos relevantes para as personas do seu negócio. As plataformas de busca, como o Google, usam diversos critérios para avaliar se determinados conteúdos são de fato importantes para os usuários. Confira alguns deles:
- originalidade do conteúdo;
- tempo de carregamento da página e tempo de permanência do usuário;
- conteúdos ricos (e-books);
- uso de palavras-chave long-tail;
- escaneabilidade.
Ou seja, para um conteúdo ter sucesso no Google, ele precisa ser original; estar em um site com bem programado, com navegação ágil; estar em um formato atrativo, como os de conteúdos ricos; explorar palavras-chave mais longas e específicas; ser fácil de ler e de compreender.
Antes de produzir um conteúdo, você deve ter em mente os conceitos de User Experience (UX), ou seja, pensar no que a sua persona busca e quais são as dores que ela precisa resolver. Além disso, é importante pensar na legibilidade do texto, explorando imagens e infográficos que deixam o material mais dinâmico.
Explorando as palavras-chave
Um aspecto fundamental de qualquer conteúdo no meio digital é o uso das palavras-chave. Para atingir as pessoas certas, é necessário escolher as palavras que se encaixam exatamente no que elas estão buscando.
As palavras-chave podem ser short-tail (genéricas, curtas e com mais buscas) ou long-tail (específicas, maiores, com menos buscas). Em geral, para empresas que estão começando sua trajetória, o mais indicado é explorar as long-tails que fazem mais sentido para as suas personas, já que as grandes empresas já estão ranqueando bem com as short-tails.
Brigar com os grandões não é uma estratégia inteligente, ao menos no início. Por isso, é importante fazer um planejamento das palavras-chave long-tail importantes para a sua marca, usando ferramentas como o Semrush, Ubersuggest, Google Trends e Google Keyword Planner.
Textos âncora
Outro ponto fundamental para ter sucesso em SEO é investir em textos âncora, que são os textos clicáveis linkados a um conteúdo. Esses textos ajudam a dar autoridade para a marca, já que conecta dois textos relevantes sobre assuntos semelhantes.
Exemplo: na frase “precisamos falar sobre SEO para empresas”, o trecho “SEO para empresas” é um texto âncora, ou seja, é um termo clicável, que te direciona para outro conteúdo similar. Desta forma, o Google percebe que sua marca está falando muito sobre um determinado tema, o que aumenta as chances de você ser lido como autoridade.
SEO on-page
Não dá para fazer um bom SEO sem investir nas estratégias de otimização on-page, ou seja, alterações dentro do seu próprio site, que vão te ajudar a ganhar mais vantagem nos sites de busca.
Para ter um bom SEO on-page, é necessário:
- produzir textos com parágrafos curtos, de no máximo 4 linhas;
- preencher a meta-descrição (resumo do assunto);
- preencher o texto alternativo (descrição da imagem);
- investir nas palavras-chave, com repetição de termos relacionados;
- inserir subtítulos no texto, separando-o em blocos (H1, H2, H3 e H4).
Com essas medidas, você consegue aumentar a escaneabilidade do seu texto, que se torna mais agradável e de leitura mais fácil para o usuário. Também são práticas essenciais para a acessibilidade de pessoas com deficiência.
SEO off-page
Outro ponto importante é o investimento nas estratégias off-page, ou seja, aquelas que acontecem fora do seu site (de certa forma). São boas medidas:
- investir em guest posts (abrir espaço para publicações de sites relacionados ao seu tema, que possuem autoridade);
- otimizar as URLs do seu site (evitar links longos, com caracteres confusos);
- corrigir links quebrados, que não levam a lugar algum do site.
As estratégias off-page são mais difíceis de executar, porque exigem mais do que apenas a capacidade técnica da sua equipe, mas também a colaboração com outras empresas relevantes, que tratam dos mesmos temas e que estão dispostas a contribuir para o seu blog.
É importante lembrar que a relevância não se constrói do dia para a noite, assim como uma boa estratégia de SEO. Vai demorar alguns meses para que resultados mais concretos apareçam para a sua marca, mesmo fazendo tudo certo.
Com a forte concorrência do mercado atual, todos querem estar bem posicionados na primeira página do Google. Por isso, recomendamos que você tenha foco, que saiba priorizar as palavras-chave e os textos mais específicos e diferentes, usando long-tails que de fato se relacionam com as suas personas. Só assim, é possível crescer por meio do SEO.
E agora, o meu SEO está pronto?
Agora, é hora de botar a mão na massa! Para colocar em prática todas as estratégias de SEO, é necessário ter uma boa equipe de marketing ao seu dispor, para desenvolver todas as estratégias de conteúdo, links patrocinados e palavras-chave que citamos acima.
É isso que a Opcevê faz por você! Somos uma agência especializada em diversos serviços de marketing digital. Produzimos conteúdo, desenvolvemos identidades visuais, criamos campanhas patrocinadas, elaboramos sites e landing pages e te ajudamos a otimizar tudo por meio de estratégias avançadas de SEO.
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