Você já fez um e-book? Esse material é um dos mais importantes em uma estratégia de marketing digital. O livro digital é simples de ser feito e pode gerar ótimos resultados para marcas que estão começando a desenvolver uma maior presença on-line.
Além de ter um baixo custo, o e-book é uma ótima ferramenta para estabelecer contato com o público e descobrir quais são os seus principais desejos e interesses. Também funciona como um bom teste para entender se determinados conteúdos funcionam ou não para a sua marca.
Por isso, neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como produzir um e-book de qualidade. Investir em posts rápidos e curtos faz parte da rotina do marketing, mas também precisamos aprender a produzir conteúdos longos, com maior valor agregado. Confira abaixo!
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Escolha temas interessantes
Criar um e-book demanda poucos recursos. Basta ter um computador, um programa de edição de texto e boas ideias! Em alguns casos, vale investir em um pouco de design também, para melhorar a apresentação do material, mas o essencial do produto está no conteúdo em si, sempre.
Para que o conteúdo funcione, em primeiro lugar precisamos definir abordagens e temas para o e-book. É possível fazer um conteúdo voltado para vendas, apresentação de produtos e serviços, dicas e curiosidades ou até mesmo um assunto que à primeira vista parece aleatório. A ideia é sempre aproximar o leitor da sua marca.
Na hora de escolher um tema, é importante investir em assuntos mais extensos, que possuem alguns desdobramentos e de fato precisam de mais espaço para serem desenvolvidos.
Também é importante criar um conteúdo voltado para dicas e soluções, afinal, sua persona está sempre buscando a resolução de um problema. É com essa motivação que ela vai achar o e-book e é isso que ela deve encontrar por lá. Outra dica é apostar em temas selecionados e específicos, que possuem menos concorrência.
Caso você precise abordar um assunto de fato complexo, é importante criar um pré-planejamento de ideias, uma espécie de pitch, que vai te ajudar a organizar todos os assuntos que serão abordados, em tópicos. Assim, fica mais fácil de reunir o conteúdo antes de escrever.
Redação correta
Agora, é hora de redigir o texto do e-book. Antes de criar o conteúdo, é importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto que será desenvolvido, seja pesquisando na internet ou até mesmo consultando especialistas no assunto, que vão te ajudar a desenvolver um conteúdo melhor.
Também é fundamental construir um texto com exemplos, cases e situações do cotidiano. Como sua persona está buscando soluções, teorias são importantes, mas exemplos práticos são ainda mais atrativos e explicativos.
Sabe as regras de SEO, que tanto falamos aqui no blog da Opcevê? Elas também valem aqui! Evite parágrafos longos e palavras difíceis. Seu texto deve ser agradável de ler e fácil de ser compreendido. Divida o texto em subtítulos, para facilitar a separação dos assuntos e tornar a leitura mais dinâmica.
Também é importante usar a linguagem adequada para a sua marca e para as personas, abordando os assuntos de uma maneira objetiva, mas que ressoa com o seu público. Por fim, vale lembrar: cuidado com a ortografia.
Invista em imagens e ilustrações
Produzir conteúdo não significa ter textos sempre gigantes e com exagero nas informações. O dinamismo é fundamental, especialmente em conteúdos mais longos, como os de um e-book.
Por isso, é importante investir não só em bons textos, mas em boas imagens e infográficos que ajudem a dar mais forma ao seu conteúdo. Ilustrações são ainda mais importantes em e-books que trazem tutoriais. Prints podem ajudar o seu leitor a visualizar melhor o que deve ser feito em cada etapa do processo.
Porém, cuidado: imagens em excesso podem deixar o seu e-book sem conteúdo. O ideal é mesclar textos e recursos gráficos, inserindo ilustrações sempre com contexto, sempre relacionadas ao que está sendo dito no material.
Formatação e revisão
Depois de criar textos e imagens para o seu e-book, vem uma etapa muito importante: transformar isso em um material atrativo. Para isso, é necessário formatar o e-book de forma profissional.
Essa formatação consiste em revisar o conteúdo, em busca de erros, e melhorar a escalabilidade do material, ou seja, torná-lo mais fácil de ser visualizado. Isso envolve a escolha da fonte correta, cores equilibradas, boa qualidade e tamanho das imagens e muito mais.
Um bom profissional de design é capaz de formatar um e-book de forma eficiente, deixando-o com a cara do seu negócio. Caso você não tenha alguém com essa habilidade na equipe, é possível contratar freelancers, ou até mesmo encontrar sites e programas que facilitam o trabalho de design para amadores na área. O importante é não deixar o conteúdo solto, sem essa substância, que é necessária.
Divulgação do conteúdo
Agora que seu e-book está pronto, é hora de levá-lo ao mundo! Para isso, é importante escolher uma plataforma para hospedar o material. Existem diversas opções para isso, mas a mais usada é a anexação do e-book a uma landing page (página de site).
Desta forma, você se aproxima dos leads, criando uma plataforma otimizada para divulgar o e-book, que está conectada a todos os seus outros canais digitais. Além de hospedar o e-book, há também o trabalho de divulgá-lo corretamente nas redes sociais.
Existem diversas estratégias interessantes para se fazer isso. Uma delas é dividir o conteúdo do e-book em partes, criando posts baseados no material, para divulgá-lo em pequenas “pílulas de conteúdo”. O e-mail marketing também pode ser um ótimo espaço para veicular este material. O importante é pensar uma estratégia que funcione para você e sua marca.
Pensar em estratégias para marcas é o que fazemos todos os dias. A Opcevê é especialista em marketing digital e produção de conteúdo. Geramos soluções que aproximam pessoas e marcas, produzindo relevância de verdade no meio digital. Nosso objetivo é criar experiências que transformam marcas, para alçar voos cada vez mais altos. Conheça o nosso site!