Você sabe precificar serviços de marketing digital? Esse é um cálculo que, por vezes, pode ser extremamente complicado. É necessário levar diversos fatores em conta antes de fechar o valor de um serviço.
Essa dificuldade é comum não só com profissionais autônomos do marketing digital, que geralmente levantam a questão com mais frequência, mas também com grandes empresas fora do ramo que estão buscando a contratação de uma agência.
É simples calcular o valor de uma roupa, de um tênis ou celular. São produtos físicos, que possuem um valor definido pelo mercado. Serviços são diferentes e difíceis de medir, porque estão diretamente relacionados ao conceito de valor. É sobre isso que vamos falar hoje.
Neste artigo, vamos te explicar como é possível precificar serviços de marketing digital de forma justa e coerente. Confira abaixo!
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Diferença entre valor e preço
Vamos começar explicando a diferença entre dois conceitos, que são erroneamente confundidos em diversas ocasiões. Antes de definir a precificação dos serviços de marketing digital, é importante deixar claro: valor e preço são duas coisas bem diferentes.
O preço é o cálculo matemático referente aos gastos obtidos para a criação de um determinado produto ou serviço. É algo relacionado a valores tangíveis, físicos, que podem ser tocados e vistos. Mais do que isso, é uma conta que considera os custos de produção de um determinado valor.
No marketing digital, essa lógica não funciona muito bem. Neste caso, estamos falando de valor. Se fossemos usar o preço como a régua de precificação do marketing, só seria cobrado o valor das despesas financeiras para a execução da ação ou projeto. Não é assim que o processo funciona.
Por isso, o conceito de valor é tão importante. Nele, consideramos todos os benefícios que o cliente vai receber. É algo subjetivo, que está relacionado a percepção que todos têm sobre determinados serviços.
Para fazer um bom texto de marketing, gasta-se tempo e dinheiro, é verdade, mas mais do que isso, é uma produção que agrega valor ao negócio, que gera mais alcance, visualizações e até mesmo vendas. Esse benefício deve ser considerado na precificação.
O conceito de valor é útil até mesmo para marcas que criam produtos físicos. Marcas como a Apple a Disney vende mais do que aquilo que conseguimos observar. Vendem ideias, valores, estilo de vida. Por isso, é muito importante saber diferenciar valor de preço. Desta forma, você consegue cobrar os serviços medindo o impacto que eles geram na vida das pessoas.
Dito isso, também não podemos ignorar os custos do dia a dia, que são importantes na hora de precificar os serviços. Entender o que sua agência gasta em recursos para produzir algo é fundamental.
Medindo os custos operacionais
Medir os custos operacionais do negócio é essencial para calcular o preço dos serviços de marketing digital, seja você uma agência de comunicação, ou um prestador de serviços autônomo.
Qual o salário dos funcionários da sua equipe? E os custos de aluguel, luz, água e internet? Quais tecnologias você usa para trabalhar? Softwares e aplicativos pagos fazem parte da sua rotina de trabalho? Todas essas questões devem ser levadas em consideração na hora de precificar um projeto.
Se você gasta, por exemplo, R$2000 por mês em custos operacionais, esse valor precisa ser pago pela receita que você recebe de todos os clientes ao longo do mês. Portanto, é uma conta que entra na precificação, por menor que seja.
Enfim. Agora que já falamos da importância dos custos operacionais e do valor agregado, é hora de partir para a ação e explicar quais são as formas de se calcular um projeto, no passo a passo. Vamos lá!
Calculando os custos de cada projeto
É hora de partir para a prática! Vamos listar os processos que vão te ajudar a calcular os custos de cada projeto.
1) Comece calculando a mão de obra
Considere o custo médio da hora de trabalho dos profissionais envolvidos no seu projeto. Isso deve ir além do salário, deve considerar todos os benefícios trabalhistas e demais valores. É importante saber quanto tempo cada profissional vai gastar em cada tarefa do projeto e qual será o valor de cada parte desse processo.
Com tudo isso mapeado, fica mais fácil ter um ponto de partida para definir o preço do seu serviço.
2) Considere também o custo fixo
Calcule o custo fixo mensal da sua agência, ou do seu espaço de trabalho, caso seja autônomo. Nessa parte do processo, é importante calcular qual a receita que você obteve nos últimos meses e como ela te ajudou a pagar o custo fixo.
Agora, é só fazer um cálculo básico, dividindo o custo fixo pela receita e multiplicando por 100, para encontrar a porcentagem que deve ser inserida na proposta para o cliente, ou seja, qual a fração dos custos fixos ele deve pagar.
Também é fundamental considerar o investimento em terceiros nessa etapa. Em alguns serviços de marketing digital, pode ser necessário fazer uma terceirização dos processos. Isso deve ser considerado no cálculo final.
3) Impostos e lucro
Outro ponto importante é a inclusão dos impostos exigidos para cada serviço, que também devem compor a proposta. Para facilitar o processo, é essencial contar com a figura do contador, que pode te mostrar todas as questões de tributação relacionadas a cada serviço.
Por fim, é hora de pensar na margem de lucro, que envolve os valores agregados que exploramos acima. Mais do que pensar no quanto você quer e precisa ganhar (que também é importante), é hora de medir o quanto os serviços valem em relação às expectativas do cliente e ao que é feito no mercado.
Para construir uma relação honesta com o cliente, é importante mostrar o valor em cada serviço. Deixar claro que são processos que geram resultados em um determinado período de tempo, e que esses resultados, que serão mensurados, vão gerar o lucro que ele precisa.
Por isso, o processo de precificação no marketing digital deve considerar, acima de tudo, a força dos resultados concretos.
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