Você sabe o que é Inbound Marketing, a estratégia de comunicação mais usada por empresas na atualidade?
Certamente, você já deve ter ouvido falar desse termo, mesmo que de forma superficial. Muitos acreditam que se trata apenas de um novo nome para o marketing tradicional, ou uma derivação de ideias de publicidade antigas. Na realidade, é uma estratégia que tem sua própria lógica. O Inbound Marketing trabalha a atração de clientes de uma forma bem diferente do marketing tradicional.
Para esclarecer todas as suas dúvidas, criamos esse artigo, que vai explicar a origem do conceito de Inbound Marketing, como ele funciona na prática e como podemos diferenciá-lo do marketing tradicional. Confira 🙂
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A origem do Inbound Marketing
O conceito de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos em 2006 e ganhou popularidade três anos depois, por meio dos estudiosos Brian Halligan e Dharmesh Shah, que escreveram o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.
Em português, o termo Inbound Marketing seria traduzido para algo como “marketing de atração”. O nome é bem apropriado, já que “atração” é a palavra que resume o ponto chave dessa estratégia, de uma forma geral.
A ideia de implementar uma estratégia de Inbound Marketing é fazer com que o cliente seja atraído até você. Ao contrário do marketing tradicional, em que as empresas se esforçam para chegar até o cliente e divulgar seus produtos e serviços, no Inbound o cliente é quem vai atrás da empresa, após ser conquistado por conteúdos disseminados na internet. Nessa lógica, o marketing tradicional ganha um novo nome, que se opõe ao Inbound: Outbound Marketing.
Inbound Marketing no dia a dia
Como explicamos acima, o Inbound Marketing é uma estratégia de atração dos clientes, que se interessam por uma empresa e vão atrás dela (e não o contrário). Mas como esse processo de atração funciona?
Para implementar uma estratégia de Inbound Marketing, as empresas precisam investir em conteúdo relevante. Produções de qualidade para sites e redes sociais são a base dessa técnica. É por meio delas que a sua marca capta a atenção do usuário. A partir daí, constrói-se um relacionamento com ele, seja por e-mail ou por qualquer outro canal.
Com uma estratégia de produção de conteúdo feita para as personas certas, você consegue atingir o seu cliente ideal, gerando leads para o seu site.
O Inbound Marketing funciona por meio de cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
- Atrair
A etapa da atração é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio no meio digital. Em vez de ir em busca de clientes desesperadamente, no Inbound Marketing, essa etapa é feita por meio da produção de conteúdo relevante. A lógica é: para ser notado, é necessário produzir coisas dignas de atenção.
Esse conteúdo relevante deve ser produzido dentro das regras que fazem sentido no marketing digital, com a otimização de SEO e impulsionamento por links patrocinados.
- Converter
Converter um cliente significa transformar um visitante do seu site em um possível consumidor.
Nem todo mundo que é capturado na primeira etapa, de atração, vai continuar trilhando o caminho que você quer nas fases seguintes. É preciso criar uma estratégia para fazer com que essa pessoa leve adiante o relacionamento com a sua empresa, até se tornar um cliente de fato.
Na etapa da conversão, você cria conteúdos com o intuito de obter mais informações sobre o usuário, como o e-mail, por exemplo. Conteúdos ricos (e-books, landing pages, etc.) são ótimos para esse tipo de estratégia.
- Relacionar
Essa fase é mais complicada, porque ela trabalha com o relacionamento dos leads que ainda não estão convencidos a comprar no seu site. Eles podem estar considerando e certamente estão conhecendo mais sobre a sua marca, mas ainda não decidiram se tornar clientes de fato.
Nesse aspecto, a automação dos e-mails marketing se torna muito útil. Com as tecnologias que temos atualmente, é possível segmentar esses usuários usando a produção de conteúdo. Ou seja, dá para fazer uma distinção entre os leads, separando aqueles que realmente estão se convencendo a se tornarem clientes e aqueles que estão mais distantes desse caminho.
Por meio de ferramentas como o RD Station, é possível medir por e-mail toda a jornada do cliente, nutrindo os leads com conteúdos úteis.
- Vender
O objetivo final é sempre vender. Quando o lead está totalmente interessado e pronto para comprar o seu produto, é hora de investir em campanhas mais incisivas, que mostram que a sua marca tem a solução para os problemas e dores do cliente em potencial.
Lembrando: esse caminho deve ser percorrido naturalmente durante a jornada de compra do cliente. Por isso, na hora de “atacar” com as ferramentas certas, é necessário ser preciso. Um bom time de Inbound Sales (vendas internas) pode usar todas as informações sobre o cliente para fechar aquela compra certeira.
- Analisar
Essa é a fase final do processo de Inbound Marketing, que consiste na mensuração de resultados. Para saber se sua estratégia deu certo, é necessário usar ferramentas que captam dados sobre vendas, captura de leads, cliques em e-mails, entre outros.
Relatórios completos de desempenho podem ser obtidos em ferramentas como o Google Analytics e RD Station, por exemplo.
Inbound x tradicional
Atualmente, não há dúvidas: o Inbound Marketing tem um custo-benefício muito melhor do que o marketing tradicional. É a lógica. Mais vale investir naquela persona que realmente se encaixa no seu modelo de negócio do que dar “um tiro no escuro”, se esforçando para conquistar um grande número de pessoas que sequer se interessam pela sua empresa.
Investir em publicidade antiga é algo que as grandes empresas possuem o luxo de fazer. Quem está começando, ou não tem verba o suficiente para conquistar as grandes mídias, precisa usar a internet ao seu favor para se tornar conhecido. E é claro, isso só pode ser feito com um bom planejamento.
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