Para quê escrevemos? Para quem o nosso texto deve ser direcionado? Essas são perguntas que podem ter inúmeras respostas. No marketing, a solução parece até bem simples. Queremos escrever textos que vão gerar mais interesse por produtos ou serviços, ocasionando em vendas. Mas será que todo texto é bom para esse objetivo? Certamente não, e é por isso que o conceito de copywriting foi criado.
O copywriting é uma das técnicas mais importantes do Inbound Marketing. É usada por todos os redatores de agências especializadas, que buscam um conteúdo mais atrativo e persuasivo, que conecte as marcas aos clientes de uma forma avassaladora. Neste artigo, vamos explicar todos os detalhes do conceito de copywriting, mostrando como ele é importante para estratégias de marca.
É um texto para profissionais da comunicação, que querem melhorar os seus textos, mas também para quem se interessa por marketing digital e está buscando soluções inovadoras para o seu negócio. Confira abaixo, tudo o que você precisa saber sobre copywriting!
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Conceito de copywriting
O copywriting é uma técnica de redação especializada em persuasão. É a construção de um texto com uma estrutura mais sedutora, que chama a atenção do leitor ao mesmo tempo em que traz informações de grande relevância. É um modelo textual que tem o objetivo de levar o usuário a uma tomada de decisão, seja ela qual for.
Essa forma de escrita é essencial para a comunicação atual, funcionando muito bem alinhada com as outras técnicas de marketing digital e Inbound Marketing. Um bom copy é uma ferramenta poderosa na venda de produtos, ou até mesmo na divulgação de serviços de uma empresa.
Em vez de usar textos apelativos e exageradamente promocionais, o copywriter tenta construir uma comunicação direta, usando palavras-chave que demonstram:
- a qualidade do produto e/ou serviço;
- os benefícios diretos que eles oferecem;
- as mudanças que a vida do consumidor terá depois de realizar a ação proposta.
Um bom copy é aquele que faz o leitor se interessar pela ideia levantada, trazendo informações úteis, que o ajudam a solucionar um problema de sua vida Agora, vamos trazer algumas dicas para desenvolver um bom copywriting no seu dia a dia.
Como fazer um bom copywriting
Existem várias regras para desenvolver um bom texto em termos de copywriting. De todas, é importante manter uma em mente: seja direto.
Ser direto não significa que você deve escrever pouco, ou cortar informações fundamentais da construção da mensagem. Quando falamos nisso, estamos destacando a importância de se passar uma ideia de forma clara, sem margem para dúvidas.
Para fazer um bom copy, também é importante:
- escrever corretamente, sem erros gramaticais;
- dizer apenas aquilo que é realmente verdade, sem aumentar serviços ou produtos da empresa;
- focar nos benefícios e na relação emocional que ele tem com o consumidor, e menos na explicação do que são os produtos;
- gerar identificação emocional;
- pensar em problemas da sua persona e tentar solucioná-los com o texto;
- contar histórias inspiradoras, que instigam a curiosidade e despertam emoções diversas.
Há um outro conceito fundamental do copywriting, que ajuda na busca por todos esses pontos que citamos acima. Essa ideia, chamada de gatilhos mentais, é essencial para a construção de um bom copy.
Gatilhos mentais
O conceito de gatilhos mentais, criado por Robert Cialdini no livro “As Armas da Persuasão”, trabalha aspectos muito interessantes da mente humana. Ele desenvolve a ideia de conquista e sedução por meio de estímulos psicológicos muito fortes, que são ativados por regiões do nosso cérebro que geram reações imediatas e muitas vezes inconscientes.
Ele trabalha seis gatilhos mentais principais: afinidade, aprovação social, autoridade, compromisso, escassez e reciprocidade. Vamos explicar o que significa cada um deles.
- Afinidade: pessoas, de uma forma geral, tendem a se conectar com quem parece com elas (mesmos hábitos, hobbies, interesses, etc.).
- Aprovação social: esse gatilho trabalha com a ideia de que somos influenciados por terceiros em nossas escolhas de vida. Ou seja, quando descobrimos que pessoas influentes tomam certas decisões, somos tentados a tomá-las também.
- Autoridade: o gatilho da autoridade trabalha a ideia de que somos influenciados por quem tem um conhecimento superior, ou ao menos aparenta ter. Quando somos orientados a tomar uma ação, que vem de alguém que julgamos capaz, temos mais chance de seguir em frente.
- Compromisso: esse gatilho trabalha com a ideia de coerência. Ele diz que, ao nos comprometermos com algo publicamente, somos tentados a manter aquele combinado até o final, justamente pelo medo da incoerência.
- Escassez: quando estamos prestes a perder algo que é importante, nosso cérebro reage para evitar essa perda.
- Reciprocidade: de acordo com esse gatilho, o ser humano tem tendência a retribuir ações positivas, gerando uma cadeia generosa de ações.
Vantagens do copywriting
Ao pensar nos gatilhos mentais, que explicamos no tópico anterior, é possível desenvolver textos que exploram cada um desses conceitos, despertando emoções que vão persuadir o leitor a executar uma ação.
Se estamos vendendo um produto raro, ou difícil de encontrar, uma boa ideia é explorar o gatilho mental da escassez, por exemplo, para mostrar ao usuário que ele está diante de uma informação imperdível, e que precisa agir rápido para não perder uma oportunidade.
Estudando os conceitos do copywriting, é possível criar textos mais inteligentes e sedutores, que despertam as emoções dos usuários e fazem com que eles se sintam mais tentados a clicar em um post, visitar um site e até mesmo finalizar uma compra.
É uma técnica que explora as questões mais naturais e básicas do ser humano, construindo relações poderosas que vão além da necessidade de compra, pura e simplesmente. Por isso, investir em um bom copywriting é fundamental não só para empresas que querem vender mais, mas também aquelas que desejam criar uma relação de proximidade única com suas personas.
O copywriting é uma das principais técnicas usadas aqui na Opcevê. Somos uma agência de marketing voltada para resultados digitais. Trabalhamos com projetos de branding, produção de conteúdo para sites e redes sociais, links patrocinados, conversão de leads, entre outros processos do Inbound Marketing.
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