Você sabia que o remarketing é uma das táticas mais poderosas que existem no Marketing Digital? Isso se deve ao fato de que ele possibilita que as marcas alcancem, outra vez, os visitantes do site que não concluíram uma ação desejada, como uma compra ou inscrição, por exemplo.
No amplo mundo do Marketing Digital, uma das principais metas de todo empresário é atrair e converter mais clientes para o seu negócio. Contudo, como já ressaltamos, nem sempre os visitantes de uma página concluem as ações desejadas logo na primeira visita.
Seja por distrações, falta de tempo ou mesmo indecisão, vários clientes acabam abandonando o funil de conversão sem tomar a ação final, como realizar a compra ou mesmo se inscrever em uma newsletter. Com isso, as marcas acabam sofrendo perdas importantes.
E é aí que entra em cena o “Remarketing”, estratégia poderosíssima do marketing digital. A tática possibilita que as empresas consigam alcançar os visitantes que saíram do site sem completar uma ação desejada. Através de anúncios altamente segmentados e personalizados, o remarketing possui o objetivo de reconquistar a atenção do usuário e incentivá-lo a concluir a conversão.
Ressaltamos que as possibilidades do remarketing vão além de anúncios tradicionais. E é sobre isso que a Ópcevê vai falar no conteúdo de hoje.Descubra como o remarketing pode ser uma poderosa ferramenta no impulsionamento dos resultados do seu negócio, ajudando na construção de relacionamentos duradouros com os clientes.
Entenda o funcionamento do funil de vendas
Importância do remarketing para as vendas
O objetivo principal de uma estratégia de remarketing é aumentar o número de vendas fechadas. E veja só, esse desafio é bem grande! Segundo o “Experian Hitwise”, a taxa média de conversão do e-commerce brasileiro é de apenas 1,65%.
E-commerce: Tendências e estratégias para impulsionar vendas online
Sendo assim, podemos dizer que em poucas ocasiões o usuário fecha logo com a primeira opção que ele encontra. Dessa maneira, é importante ter uma estratégia de marketing consistente para manter os prospects engajados. Além disso, também é fundamental manter a marca viva na lembrança, para que o remarketing dê certo no futuro.
Portanto, não se trata apenas de um estímulo à compra! A estratégia também inclui analisar e escolher as abordagens adequadas para cada perfil ou grupo de clientes.
Segmentação personalizada: A chave para anúncios relevante
Uma das principais vantagens do remarketing está na capacidade de segmentar os visitantes com base em seu comportamento no site. A segmentação personalizada possibilita que as marcas passem a criar anúncios altamente relevantes, que reflitam com o interesse e as necessidades específicas de cada grupo de visitantes.
Técnicas avançadas de segmentação, como tempo de permanência no site, interação com determinados elementos, segmentação por páginas específicas visitadas e histórico de compras passadas, são insights valiosos que podem ser utilizados para a criação de campanhas altamente direcionadas, aumentando as chances de conversão.
Campanhas dinâmicas: Anúncios que acompanham o comportamento do usuário
Campanhas dinâmicas são uma evolução do remarketing tradicional, possibilitando que os anúncios se adaptem ao comportamento e às preferências do usuário em tempo real.
Anúncios dinâmicos conseguem mostrar produtos específicos que os visitantes visualizaram no site, além de personalizar ofertas com base no histórico de compras, ou criar anúncios personalizados com base nas interações anteriores com a marca.
Vale ressaltar que essa abordagem altamente personalizada, aumenta significativamente a relevância dos anúncios, impulsionando a conversão.
Como utilizar as Redes Sociais para alavancar suas vendas?
Utilize o upsell e vendas cruzadas
Upsell e vendas cruzadas também são estratégias de remarketing bem utilizadas. Dependendo do que o cliente comprou no último pedido, ou mesmo tenha abandonado no carrinho, você consegue oferecer frete grátis, por exemplo, caso ele leve um produto da mesma categoria, porém de valor maior. Chamamos essa tática de upsell.
Enquanto isso, o cross sell, também conhecido como “vendas cruzadas”, é uma tática onde o objetivo é sugerir itens para complementar o pedido. Sendo assim, se o cliente realizou a compra, ou vai comprar um celular, é possível sugerir um cabo de carregamento de 2 metros e um power bank para complementar a compra.
Vale lembrar que as estratégias valem para o momento da compra e como estratégias de remarketing para aumentar o ticket médio dos pedidos.
Métricas de Marketing Digital: Confira algumas delas
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