LinkedIn: Saiba mais
Social Media, você utiliza o LinkedIn com frequência? Se a resposta for sim, então é bom você ficar atento ao nosso conteúdo de hoje.
Sabemos que essa rede social possui um bom alcance, ainda mais quando o assunto está relacionado a vendas. No entanto, é sempre bom tomar alguns cuidados para não cair em “roubadas” virtuais.
Números e perfis dos usuários das principais Redes Sociais
Você deve estar se perguntando “mas afinal de contas, o que rolou”?
Dois pesquisadores descobriram a existência de mais de mil perfis falsos no LinkedIn. Estes “usuários”, utilizavam fotos geradas através de uma inteligência artificial e eram usadas como ferramenta de marketing para que as empresas conseguissem se comunicar com os possíveis clientes.
Confira alguns “mitos” sobre Marketing Digital
O esquema funcionava da seguinte maneira. No começo, os perfis falsos disparavam mensagens para um monte de usuários da rede social. As pessoas que manifestassem interesse, eram encaminhadas diretamente para o sistema de atendimento das “empresas contratantes”. É o que relatam os pesquisadores do “Observatório de Internet”, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Renée DiResta e Josh Goldstein, foram os pesquisadores responsáveis por desmascarar o sistema de “Telemarketing Digital”. O esquema foi revelado em uma reportagem do NPR.
Marketing Digital: Confira algumas estratégias que podem ser úteis no varejo
Através do seu perfil no Twitter, Renée DiResta, afirmou que recebeu uma dessas mensagens e logo percebeu que estava conversando com um robô, uma vez que a foto de perfil apresentava algumas falhas, que são comuns, se tratando de imagens criadas por inteligência artificial. Como fundo borrado, etc.
Twitter: Agora é possível se desmarcar de um post ou thread de outra pessoa
De acordo com a pesquisadora, esse tipo de uso para a tecnologia precisa ser debatido.
“Não é uma história de notícias falsas ou desinformação, mas sim a interseção de um caso de uso de negócios bastante trivial com tecnologia de IA e questões de ética resultantes. Quais são nossas suposições quando encontramos outras pessoas nas redes sociais? Que ações cruzam a linha da manipulação?”, questiona Renée.
Vale destacar que com a utilização de perfis falsos, as companhias conseguem garimpar um grande número de conexões na rede, sem que haja a necessidade de contratar profissionais ou atingir o limite de envio de mensagens no LinkedIn.
WhatsApp: Aplicativo corrige falha grave de privacidade
Os perfis falsos apresentavam as seguintes informações em seu perfil:
- Empregos anteriores
- Escolaridade
- Interesses
Além das fotos geradas com ajuda da inteligência artificial, é claro.