Utilizado desde o ano de 2002, o termo “neuromarketing” foi batizado pelo americano Gerald Zaltman, da universidade de Harvard. Ele é definido como o estudo do cérebro e dos comportamentos em relação ao marketing.
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De uma forma resumida, o neuromarketing utiliza técnicas de neurociência para analisar o impacto das mensagens publicitárias e de marketing nos cérebros das pessoas. As técnicas possibilitam medir a atividade cerebral, a resposta hormonal, além das ondas cerebrais.
Lembrando que os dados que são obtidos com o neuromarketing podem ser utilizados para aprimorar as estratégias de marketing, as tornando mais eficazes.
A “ressonância magnética funcional” é uma das técnicas mais utilizadas pelos profissionais de neuromarketing, isso porque ela possibilita ver o cérebro em tempo real. Essa técnica é muito utilizada para analisar o impacto das mensagens publicitárias e de marketing nos cérebros das pessoas. Através dela, é possível mapear as áreas do cérebro que ficam ativas quando uma pessoa é exposta a uma determinada mensagem.
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Existe uma outra técnica que também é bastante utilizada pelos profissionais de neuromarketing, estamos falando da chamada “responsividade ocular”. A técnica é responsável por medir reações oculares das pessoas em relação a determinados estímulos.
Os dados obtidos com a responsividade ocular podem ser utilizados para analisar a eficácia de anúncios, além de identificar as melhores maneiras de chamar a atenção do público para um produto ou marca, e até mesmo para ajustar o design de um site.
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Sabia que a neurociência também pode ser usada para medir a atividade cerebral das pessoas? Esses dados podem ser obtidos através da “tomografia por emissão de positrons”. Essa técnica é utilizada para analisar o cérebro em repouso e em atividade. Ela possibilita mapear as áreas cerebrais que são ativadas em algumas atividades, como por exemplo, ver anúncios ou usar um produto.
Vale ressaltar que além das técnicas de neurociência, o neuromarketing também pode usar técnicas de psicologia e de sociologia. As técnicas são utilizadas para analisar o comportamento das pessoas em relação ao marketing e às mensagens publicitárias.
Os dados que são obtidos com essa técnicas podem ser usados com o intuito de melhorar o posicionamento de uma marca, além de criar campanhas publicitárias mais eficazes e até para ajustar o design de um determinado produto.
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O neuromarketing vem ganhando muito espaço no mundo do marketing. Afinal, a área está se tornando cada vez mais importante para as empresas, que a cada dia que passa, estão buscando os seus serviços.
A neurociência veio para revolucionar o marketing e, com ela, as estratégias de marketing estão se tornando mais eficazes.
No Marketing Digital
O Marketing Digital também está se beneficiando com as estratégias de neuromarketing. Afinal, as técnicas do neuromarketing possibilitam uma análise mais aprofundada do comportamento do consumidor, tornando possível o desenvolvimento de campanhas eficientes e personalizadas.
Confira as estratégias de neuromarketing mais utilizadas no marketing digital:
- Neuroanálise de dados;
- Neurociência do comportamento online;
- Neurosegmentação;
Glossário do Marketing Digital
Confira um pouco mais sobre cada uma delas:
Neuroanálise de dados: Técnica que utiliza a neurociência para poder analisar grandes volumes de dados de uma maneira mais eficiente. Ela é bem útil para otimizar campanhas online, tendo em vista que permite identificar quais são os principais gatilhos que fazem com que as pessoas comprem determinado produto ou serviço.
Neurociência do comportamento online: Técnica que consiste em compreender como o cérebro consegue reagir a estímulos online, como anúncios, imagens e vídeos, e utilizar essas informações para criar campanhas mais atrativas e eficientes.
Neurosegmentação: Técnica de segmentação de mercado que utiliza dados de neurociência para criar grupos de consumidores com perfis similares. Os grupos são formados com base em características como o perfil psicológico, o estilo de vida e os hábitos de consumo. Ela é muito útil para o marketing digital, uma vez que permite o envio de mensagens mais personalizadas para o público-alvo, aumentando consideravelmente a eficácia das campanhas.
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Com informações do site administradores .com.br