Qual é a imagem que a sua marca passa para o mercado? Como o seu negócio é lido por parceiros e clientes?
A imagem que uma marca projeta é fundamental para o seu desempenho, especialmente nas redes sociais. Para conquistar a atenção do público, é preciso construir e transmitir mensagens que estão de acordo com os valores, características e objetivos de uma marca. O processo de construir essa identidade bem-definida é chamado de branding.
Porém, nada dura para sempre. Em alguns casos, empresas precisam revisitar a sua estratégia de branding, seja para fazer pequenas alterações, ou para promover mudanças mais drásticas. Tudo está em movimento e as marcas não são diferentes disso. É aí que entra o rebranding.
Neste artigo, vamos explicar o que é o rebranding, porque ele é feito e quais são as ocasiões em que essa estratégia faz sentido. Confira abaixo!
Leia também: Erros que não podem acontecer na definição de uma identidade visual.
Entendendo o rebranding
De uma forma geral, rebranding é a ressignificação da imagem de uma marca. O objetivo final dessa estratégia é mudar a percepção do público sobre um determinado negócio, seus valores e suas características. Essa mudança pode envolver apenas o discurso, ou exigir mudanças mais profundas na própria marca, como alteração da logo, identidade visual, entre outros elementos.
Essa estratégia sempre foi comum, mas tem se tornado cada vez mais forte com o ritmo frenético das redes sociais. Com tudo mudando o tempo todo, quem fica parado muito tempo acaba sendo engolido pelo contexto. Isso não significa que as empresas precisam fazer rebranding o tempo todo, mas sim que é importante estar conectado às tendências de mercado.
Uma marca é sempre um símbolo de algo. Quando você veste uma roupa de grife, come um hambúrguer especial ou frequenta um festival de música, você está exposto a estímulos gerados por marcas, que querem que você as enxergue de uma determinada forma.
Temos vários exemplos disso. A Apple é mais do que apenas uma fabricante de aparelhos tecnológicos. Ela é diferente de outras marcas rivais, porque vem carregada de uma sofisticação que não é encontrada em outro lugar. É cheia de significado.
Porém, como explicamos acima, isso pode ser modificado com o tempo. Se um dia a Apple quiser ser vista como uma marca mais acessível, por exemplo, ela vai precisar fazer um rebranding. Para isso, é necessário fazer um grande planejamento estratégico.
Por que fazer o rebranding?
Existem diversos motivos que podem levar uma marca a fazer um rebranding. A mudança pode ser motivada por reações negativas do público, crises de identidade ou simplesmente um desejo genuíno de mudança, que exige reflexão e busca por ferramentas de renovação.
Abaixo, vamos falar de alguns motivos que podem levar ao rebranding, citando alguns exemplos concretos.
- Renovação
Se você entendeu que os valores da sua marca estão desatualizados em relação ao mundo atual, ou simplesmente deseja conduzir o seu negócio para um outro caminho, o rebranding pode ser uma solução.
Muitas marcas decidem adotar esse tipo de medida para se posicionar sobre pautas importantes da sociedade, como causas sociais e ambientais. Diversas empresas, que antes não se preocupavam com sustentabilidade, por exemplo, passaram a trazer esse tema em seus produtos, ações e comunicação no dia a dia.
Portanto, o rebranding pode ser fundamental para uma estratégia de reposicionamento de marca, seja sobre temas delicados, ou simplesmente uma atualização relacionada aos assuntos mais modernos.
- Gerenciamento de crise
Quando uma marca é muito criticada e questionada perante a opinião pública, mudar o trajeto também pode ser uma opção. Grandes marcas já passaram por esse processo e o MC Donald’s é um bom exemplo disso.
Após o lançamento do documentário “A Dieta do Palhaço”, de 2004, que criticava o efeito que os alimentos do MC Donald’s geram no corpo humano, a marca passou por várias mudanças de discurso, que influenciaram até mesmo no cardápio.
Ou seja, o fato de o MC Donald’s ter sido questionado sobre a qualidade de seus lanches fez com que a marca buscasse um reposicionamento, que não passa necessariamente pela mudança do modelo de negócio, mas sim por uma mudança na abordagem dos assuntos.
- Alcançar novos públicos
Uma marca também pode fazer um rebranding para expandir o seu público-alvo. Se você tem uma empresa voltada para o público infantil e deseja conquistar adolescentes, mudar a sua forma de comunicação pode ser importante para obter melhores resultados.
Nesse tipo de processo, é importante tomar cuidado para não perder o que já foi conquistado, ou seja, criar uma estratégia de rebranding que torna a sua marca irreconhecível para quem já é cliente.
É possível manter o que já existe e expandir a área de atuação. Várias empresas já deram exemplos disso. A Skol é uma delas. A marca tem um histórico de propagandas machistas, que afastaram o público feminino. Para mudar essa imagem, a empresa decidiu abraçar a ascensão do movimento feminista, se transformando em uma marca mais inclusiva. Com isso, foi possível alcançar um novo público-alvo, sem deixar de lado o antigo.
Cada marca tem o seu caminho próprio
Existem outros caminhos que levam ao rebranding. Fusão de empresas, troca de executivos, mudança de nicho, enfrentamento da concorrência… todos esses motivos são relevantes e serão certamente abordados aqui no blog da Opcevê, em outras ocasiões.
O objetivo principal deste artigo é mostrar o que é esse fenômeno e como ele pode acontecer na prática para algumas empresas. No fim das contas, é importante salientar que cada marca tem o seu próprio caminho, que deve ser alcançado de acordo com a história e as necessidades de quem constrói o negócio.
Mudar a logo e a identidade visual sem motivos concretos não é uma boa decisão. Para reposicionar uma empresa, é preciso buscar razões convincentes, que de fato justificam o rebranding. Só assim, a marca estará em constante crescimento.
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