Nem toda empresa precisa ser especialista em marketing nas redes sociais, mas todas precisam desse serviço. Quem não é visto, não é lembrado. Essa frase antiga, que se tornou até um clichê, faz ainda mais sentido em um mundo em que o digital domina. Por isso, as marcas precisam estar focadas em estratégias digitais eficientes.
Fazer conteúdo para as redes sociais não é fácil, especialmente em um oceano de marcas disputando espaço. É preciso ter designers, redatores, desenvolvedores e profissionais de mídia paga de qualidade, estejam eles dentro do seu negócio, ou como figuras terceirizadas. É preciso encontrar uma voz, uma forma de se comunicar diferenciada, que vai levar aos bons resultados de médio e longo prazo. É para isso que estamos aqui.
Neste artigo, vamos falar das 4 estratégias digitais que são essenciais para qualquer marca, independentemente de produto vendido, área de atuação, equipe, entre outras variáveis. Vamos falar do arroz com feijão, aquilo que seu negócio não pode deixar de fazer nas redes sociais de forma alguma. Vem, que tem muito trabalho pela frente 😉
- Posicionamento de marca nas redes sociais
Qual lugar a sua marca ocupa na mente dos consumidores? Onde está o principal atrativo do seu negócio? Para obter resultados na produção de conteúdo, você precisa criar uma estratégia digital que responda essas duas perguntas. Para muitos, a chave está na segmentação e na diferenciação, dois termos fundamentais do posicionamento no marketing digital.
Quem quer falar com todo mundo não fala com ninguém. Se sua marca está começando, ou já tem um tempo de mercado, mas ainda não atingiu um patamar de grandeza, estabelecer uma comunicação ampla demais pode ser prejudicial. Falar com todos os públicos mantendo qualidade na mensagem é muito difícil.
Por isso, a segmentação é uma boa estratégia. Ao definir personas, que são representações do seu cliente ideal, em detalhes, você consegue saber exatamente com quem está falando. Quanto mais generalista, menos efetiva é a mensagem. Portanto, é importante deixar de lado o conceito de público-alvo e apostar em personas, que são mais específicas.
A diferenciação é a outra chave para o posicionamento da marca. É preciso encontrar os atributos de destaque da sua marca. Tudo aquilo que faz ela ser única e/ou especial. Pode ser a qualidade dos produtos, o sentimento que ele desperta nos usuários, a cultura gerada, o status… qualquer coisa que faça com que a persona se relacione intimamente com a marca.
- Identidade visual digital forte
Todo mundo está cansado de ver as mesmas coisas nas redes sociais. Fotos e peças gráficas repetitivas, influencers repetidos, assuntos que já saturaram… é preciso inovar em cada aspecto da comunicação e a identidade visual é uma das questões mais importantes. Hoje em dia, ter boas fotos não é mais o suficiente. É preciso ir além.
É necessário fazer um forte trabalho de desenvolvimento da identidade visual, que combine com a personalidade da sua marca e a proposta do negócio. Tenha em mente: todos os elementos visuais transmitem uma mensagem. Logo, tipografia, paleta de cores… tudo diz algo para o receptor da mensagem. Por isso, ter conceitos bem definidos é importantíssimo.
Recomendamos que toda marca tenha um brandbook. Esse material funciona como uma espécie de guia visual do que deve ou não deve ser feito em termos de identidade visual. Mostra possíveis aplicações da marca, tipografias que podem ser utilizadas, estilos de fotos e vídeos que combinam com o conteúdo, entre outras recomendações.
Esqueça a obsessão por feed combinadinho. O foco da identidade visual é o conteúdo. Transmitir uma mensagem que combina com os textos, posts e ações da sua marca.
- Blogs e SEO
Lembra quando falamos sobre ser visto? Sem uma boa estratégia de SEO e conteúdo de qualidade, isso não é possível atualmente. Nesse sentido, os blogs são um bom caminho para disseminar conteúdo, apesar de muita gente achar que eles estão ultrapassados. Quando combinado ao SEO, o blog corporativo pode ser uma poderosa ferramenta para atrair audiência orgânica e/ou paga.
O Google e os demais buscadores reconhecem as marcas que são autoridade em assuntos específicos e os blogs ajudam muito nesse processo. Quando você publica textos informativos sobre o seu tema de interesse, você ganha mais relevância nos meios digitais. Isso faz com que sua empresa seja encontrada mais facilmente.
Isso só é possível com a otimização SEO, que segue uma série de regras específicas, como textos curtos, parágrafos diretos, palavras-chave específicas, entre outros elementos. Já falamos de SEO em outros conteúdos aqui do blog, mas vale a pena reforçar essa importância.
Os blogs também são uma ferramenta poderosa quando são aliados às campanhas patrocinadas, que podem maximizar o resultado (e até segmentar), atingindo pessoas que ainda não chegaram até você organicamente.
- Captação de leads para relacionamento
Captar leads é essencial para ter uma boa presença digital. Com bons contatos, é possível criar o conteúdo certo, na hora exata, para construir bons relacionamentos com os clientes. É possível captar leads de diversas formas, por campanhas patrocinadas, landing pages, formulários no site, redes sociais, entre outros canais.
O importante é construir uma base de contatos sólida, original e orgânica, sem ser invasiva ou exageradamente promocional. Assim, você consegue disparar e-mails marketing para as pessoas certas e constrói uma base de clientes em potencial, que se interessam pelas soluções que sua marca tem para oferecer. Além disso, é uma ótima forma de conhecer o público com potencial consumidor. Seus hábitos, desejos e dores.
Lembre-se: o relacionamento é a principal razão para captar leads. Não é necessário oferecer produtos o tempo todo para construir esse caminho. O importante é trazer engajamento para a sua marca, colocar ela dentro da conversa. Mostrar para o mundo que o seu negócio se importa com as necessidades de cada persona.
A Opcevê pode te ajudar nos 4 passos citados acima. Somos uma agência especializada em estratégias digitais para empresas. Trabalhamos em todas as principais frentes do marketing, produzindo conteúdo para redes sociais e blogs, gerenciando campanhas patrocinadas, desenvolvendo identidade visual e captando leads por diversos canais.