Muitos produtores de conteúdo acreditam que o e-mail marketing está morrendo, mas isso não é bem a verdade. Criar estratégias de nutrição de leads usando o e-mail ainda é algo bem efetivo no marketing digital.
Em uma era em que as mensagens estão se tornando cada vez mais automáticas e impessoais, o e-mail marketing surge como uma forte ferramenta de personalização e contato direto com o cliente, mesmo sendo uma plataforma automatizada.
É possível usar ferramentas gratuitas para criar estratégias de conversão, usando os conceitos do funil de vendas, próprias para o e-mail marketing, que vão conduzir o seu cliente por uma experiência de compra customizada e satisfatória.
Neste artigo, vamos falar da importância do e-mail marketing para empresas, explicando as principais vantagens desse recurso e quais estratégias podem ser usadas para alcançar bons resultados. Confira!
Por que o e-mail marketing é importante?
Em meio a tantas redes sociais e plataformas de conteúdo, o e-mail marketing continua sendo uma ótima solução para a comunicação direta.
Nos últimos anos, o alcance das principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram, tem diminuido consideravelmente. Com as publicações sendo cada vez menos vistas pelos usuários, o e-mail marketing surge como uma opção para preencher essa lacuna, estabelecendo uma comunicação direcionada, com conteúdo de qualidade.
Segundo uma pesquisa do Instituto Radicati, em 2021, temos cerca de 4,1 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo. No último ano, houve um crescimento de 3% nesse número. Esses dados mostram que apesar do que muitos pensam, o e-mail continua sendo um canal válido, que segue em crescimento.
Por isso, incluir o disparo de e-mails em sua estratégia de comunicação é fundamental, independentemente do segmento da sua empresa.
Como usar o e-mail marketing de forma efetiva?
Você pode usar o e-mail marketing para diversas funções. É possível usar a plataforma para enviar questionários e pesquisas de opinião, distribuir material rico para leads (e-books, revistas digitais, etc.), newsletter, entre outros formatos de conteúdo.
O importante é ser criativo e construir uma estratégia personalizada e segmentada para a sua lista de contatos. Essa lista é outro ponto extremamente importante da sua estratégia de e-mail marketing. Lembre-se: não vale a pena comprar uma lista de e-mail pronta!
Quando você compra a lista de e-mails de outra empresa, o engajamento e a resposta dos receptores não serão satisfatórios, ainda que os contatos sejam de um negócio do mesmo segmento que o seu.
Além disso, sua empresa perde em credibilidade quando envia e-mails para pessoas que não se cadastraram em formulários do seu site e não permitiram esse envio por livre e espontânea vontade.
Por isso, é importante construir a sua lista naturalmente, coletando o e-mail de pessoas que se cadastram no seu site, nas redes sociais, ou em qualquer outro canal. Essa estratégia leva tempo, mas é o caminho mais ético e mais eficaz no longo prazo.
Segmentando o público
Um fator importante do e-mail marketing é a segmentação do público. Diferentemente das redes sociais, em que a produção de conteúdo atinge todos os seus seguidores de uma forma geral, por e-mail, é possível elaborar uma comunicação diferente para grupos de pessoas diferentes.
Vamos dar um exemplo. Se a sua empresa é uma construtora, que trabalha com prestadores de serviços terceirizados, é importante estabelecer uma comunicação eficaz com esses colaboradores e também com o cliente final, que é a pessoa que contrata os seus serviços.
Porém, essa comunicação não deve ser igual. O conteúdo que interessa o seu cliente não é o mesmo que atrai a atenção do prestador de serviço. No e-mail marketing, é possível criar listas de contatos diferentes, segmentadas. Assim, você consegue disparar o conteúdo para o público-alvo da mensagem, tornando o processo mais efetivo e personalizado.
Automação de marketing
Outra ferramenta importante do e-mail marketing é a automação, que é extremamente eficaz na construção da jornada de compra do cliente.
Em plataformas de e-mail marketing, como o MailChimp, porPerto e RD Station, é possível planejar e agendar o disparo de vários e-mails ao mesmo tempo, que serão enviados para as pessoas certas, no momento certo.
Com esse processo de automação, é possível explorar a ideia de funil de vendas, ou seja, criar um conteúdo útil que vai fazer com que o seu cliente passe pela clássica jornada de: descoberta, consideração e decisão.
Você também pode basear a sua automação nas próprias ações do lead, como páginas que ele visitou, formulário que ele preencheu, arquivo baixado, etc. A ideia é usar a experiência prévia do seu cliente para construir uma jornada que o leve até o processo de compra.
Assim, o e-mail marketing se torna uma ferramenta poderosa de vendas, que pode atrair clientes de todos os perfis, especialmente aqueles que sabem que sua empresa existe, mas ainda não foram convencidos a realizar uma compra. É por meio da construção de relacionamento que as empresas conseguem obter leads qualificados.
Pós-vendas
O relacionamento do cliente com a sua empresa não pode acabar quando a venda de um produto ou serviço é finalizada. Para fidelizar o seu cliente, é preciso construir um relacionamento mais duradouro. Uma boa estratégia de e-mail marketing pode te ajudar no momento de pós-vendas.
No pós-vendas, consideramos que o cliente ainda não solucionou todos os seus problemas. Sim, ele adquiriu o seu serviço e resolveu uma dor momentânea, mas isso não significa que ele não precisa de produtos semelhantes.
Por isso, o e-mail marketing pode ser um canal de divulgação de novas soluções, que vão encantar aquele cliente que já gostou do que foi oferecido a ele anteriormente. É a solução perfeita para mostrar ao usuário que você se importa com ele, e que está aberto para entender suas necessidades.
Aqui na Opcevê, o e-mail marketing é um canal fundamental para a produção de conteúdo para os nossos clientes. E na sua empresa, como essa ferramenta é utilizada?
Se você ainda está com dificuldades para otimizar essa plataforma, conte com a gente! Oferecemos soluções completas em marketing digital para empresas. Conheça os nossos serviços!