Sabia que existem alguns mecanismos que são capazes de avaliar ações de campanhas de marketing, que podem definir o sucesso ou o fracasso do seu comércio eletrônico?
Uma métrica bastante utilizada e que consegue identificar a eficiência de uma estratégia de comunicação é a taxa de conversão. O empreendedor deve se atentar e verificar as taxas com frequência, através dela, será possível identificar o crescimento, a estabilidade ou a queda de conversões do seu negócio.
Como o Marketing Digital aumenta os lucros de um e-commerce?
Caso a taxa de conversão esteja em queda, significa que está na hora do empreendedor realizar algumas mudanças.
O que é uma Taxa de Conversão?
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que significa uma taxa de conversão? Esse indicador nada mais é do que uma métrica utilizada para acompanhar a aceitação dos consumidores diante das estratégias comerciais.
Em outras palavras, é quando uma pessoa passa de uma etapa do funil de vendas para outra, podendo ser visitantes que se tornaram leads ou o contrário. A taxa de conversão do seu negócio, será o número que irá mostrar a real porcentagem da sua audiência, e se de fato, ele está convertendo e trazendo bons resultados para você.
O que entregar em cada etapa do funil?
Em um e-commerce, a conversão será o caminho que a sua persona irá percorrer até o momento de realizar a compra do seu produto, e se tornar um cliente. Durante essa jornada, existem alguns fatores que podem ser cruciais para o seu sucesso, confira:
- Captação de leads: Essa será a primeira etapa para a conversão. É possível captar bons leads para o seu negócio, através de uma boa landing page, quando o usuário fornece seus dados para a empresa.
- Nutrição dos leads: Aqui, você entrará no processo de selecionar os leads. Utilize e-mail marketing, newsletter, etc.
- Entre em contato com o cliente: Após abastecer seu público com o máximo de informações a respeito do seu negócio, chegou o momento de entrar em contato com o cliente e identificar o seu interesse. Com isso, será possível avaliar o seu lead, se ele está qualificado ou não.
E-commerce: Conheça 4 dicas fundamentais sobre o tema
Depois de obter as informações e entrar em contato com o cliente, chegou o momento de personalizar o seu atendimento e ter um direcionamento mais assertivo.
Conheça três etapas importantes para você seguir e, consequentemente, aumentar os índices de conversão das suas campanhas.
Conheça seu público
Para conseguir elevar a taxa de conversão, realize uma análise profunda do seu público. Procure entender se a sua marca está conseguindo atender às expectativas de todos.
Faça com que o seu consumidor enxergue a sua marca como referência. Produza conteúdos relevantes, que vão chamar a atenção das pessoas. Fazendo isso, você irá despertar a curiosidade do público, e logo logo, ele irá adquirir o seu produto.
Persona: Aprenda a definir o público da sua marca
Experiência do consumidor
A partir do momento que o cliente obter o primeiro contato com a sua marca, começará a famosa “jornada do consumidor”. Priorize por um bom atendimento e ofereça as melhores opções para ele, fazendo isso, as chances de compra vão aumentar ainda mais.
No entanto, se houver alguma falha, você poderá perder a venda, o cliente, e até a credibilidade da sua marca. Vale ressaltar que essa etapa também vale para o pós-venda.
Gerenciador de campanhas
Um gerenciador de campanhas é um recurso que pode se tornar um grande aliado do seu comércio eletrônico. Com ele, você será capaz de crescer o seu negócio e organizar as etapas do atendimento ao consumidor.
A ferramenta possui alguns pontos que precisam ser avaliados, como:
- Gerenciamento da base de contratos;
- Interface gráfica amigável;
- Multicanalidade;
- Usabilidade para que qualquer pessoa consiga utilizar e potencializar as vendas;
O gerenciador de campanhas, também oferece autonomia para os gerenciadores, uma vez que com ele é possível selecionar perfis específicos de clientes para um canal, e após isso, excluir ou incluir a régua de automação.