Alpinista, sabia que o funil de vendas carrega a responsabilidade de guiar o “potencial cliente” durante toda a sua jornada de compra? Além disso, vale ressaltar que ele possui ligação direta com o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
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Quando o assunto é produção de conteúdo, dividimos o funil de vendas em três etapas:
- Topo do funil;
- Meio do funil;
- Fundo do funil;
Sendo assim, é necessário compreender cada etapa do processo de funil, para a partir disso, entregar o conteúdo mais adequado para o público correto. Com isso, você irá despertar o interesse e começará a gerar mais oportunidades para o seu negócio, tudo através de tomadas de decisões mais assertivas.
No conteúdo de hoje, a Ópcevê vai te mostrar como você deve construir o seu funil de vendas. Após entender essa etapa, vamos explicar o que é preciso entregar em cada etapa do funil de vendas. Vamos lá!?
Como construir o funil de vendas?
Crie a sua persona
Uma persona, nada mais é do que um personagem semi fictício que é composto por uma série de características baseadas na imagem do comprador ideal de um negócio.
Contar com uma boa persona, é contar com informações específicas, interesses, hábitos, modo de consumo, problemas e desafios diários relacionados a consumidores que possuem afinidade com o seu serviço/produto. Mas não pense você que uma persona é definida “do nada”, o processo envolve pesquisas, dados, além de outros detalhes importantes.
Persona: Aprende a definir o público da sua marca
Realize o mapeamento da jornada de compras
Antes de definir o seu funil de vendas, tenha em mente qual será a jornada de compra da sua persona. Analise o caminho que ela irá percorrer na sua empresa, desde a descoberta até o momento de conclusão da compra.
Aqui, o objetivo será identificar possíveis saídas dos leads e alguns gatilhos essenciais para fazer com que a persona consiga avançar dentro do funil de vendas e possa evoluir em sua jornada.
Defina os pontos de referência e as etapas
Os pontos de referência e as etapas, são responsáveis por mostrar a evolução do lead. Através disso, será possível ter uma noção se o lead está bem qualificado e já se encontra preparado para seguir na jornada de compra.
Nesta etapa, é fundamental que o seu time de marketing e de vendas, consigam trabalhar de forma conjunta. Afinal, os pontos de referência são os mesmos no processo de venda, e na jornada de compra do cliente.
Empreendedorismo Digital: Principais tipos
Agora que você já viu as etapas cruciais para a construção do seu funil de vendas, vamos conferir quais são as suas etapas.
Lembre-se que o funil de vendas no Inbound Marketing representa o registro da jornada de uma pessoa. Além disso, ele está ocupando um lugar central no planejamento estratégico de uma empresa.
Topo do funil
Quando ocorre a descoberta do problema e o usuário entende sobre a dor. Essa é a etapa que envolve o maior número de pessoas dentro do fluxo, uma vez que o foco é fornecer informações a respeito das dores de sua persona.
Aqui, você deve entregar os seguintes conteúdos:
- Blog posts;
- Webinars;
- Vídeos;
- Newsletter;
- Ebooks introdutórios;
Meio do funil
Aqui, o usuário já obteve informações a respeito do seu problema. Podemos então chamá-lo de lead! É importante que aqui você já tenha os dados da pessoa (nome, e-mail, celular, etc).
Aqui, você deve entregar os seguintes conteúdos:
- Podcasts;
- Infográficos;
- Checklist;
- Cursos;
- Templates;
- Ebooks;
- Whitepapers;
Ebook: Marketing Contábil – Redes Sociais para contadores
Fundo do funil
Transforme leads qualificados em vendas e bons contratos para o seu time de vendas. Utilize a relação construída nas outras etapas e passe uma imagem de autoridade, seja a melhor solução para o problema da sua persona.
Ofereça:
- Suporte especializado;
- Ofertas especiais;
- Cases de sucesso;
- Catálogo de produtos;
- Depoimento de clientes;
- Vídeos explicativos;
- Tutoriais;
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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