Como ter um perfil de sucesso no Instagram?

Todo mundo quer fazer sucesso no Instagram. Nos dias de hoje, ele se tornou uma das principais plataformas não só de entretenimento e contatos pessoais, mas também de divulgação de…

Como produzir um e-book de qualidade?

Você já fez um e-book? Esse material é um dos mais importantes em uma estratégia de marketing digital. O livro digital é simples de ser feito e pode gerar ótimos…

Como ter um perfil de sucesso no Instagram?

Todo mundo quer fazer sucesso no Instagram. Nos dias de hoje, ele se tornou uma das principais plataformas não só de entretenimento e contatos pessoais, mas também de divulgação de…

Como produzir um e-book de qualidade?

Você já fez um e-book? Esse material é um dos mais importantes em uma estratégia de marketing digital. O livro digital é simples de ser feito e pode gerar ótimos…

Como ter um perfil de sucesso no Instagram?

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Todo mundo quer fazer sucesso no Instagram. Nos dias de hoje, ele se tornou uma das principais plataformas não só de entretenimento e contatos pessoais, mas também de divulgação de trabalhos, direcionamento de conteúdos e marketing digital, como um todo.  Por isso, muitos perfis de influenciadores tentam vender o “segredo…

Como produzir um e-book de qualidade?

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Você já fez um e-book? Esse material é um dos mais importantes em uma estratégia de marketing digital. O livro digital é simples de ser feito e pode gerar ótimos resultados para marcas que estão começando a desenvolver uma maior presença on-line.  Além de ter um baixo custo, o e-book…

Como ter um perfil de sucesso no Instagram?

Todo mundo quer fazer sucesso no Instagram. Nos dias de hoje, ele se tornou uma das principais plataformas não só de entretenimento e contatos pessoais, mas também de divulgação de trabalhos, direcionamento de conteúdos e marketing digital, como um todo. 

Por isso, muitos perfis de influenciadores tentam vender o “segredo do sucesso” para brilhar no Instagram, afinal, é uma demanda cada vez mais comum, seja entre quem deseja se tornar um influenciador ou entre as marcas. Não há um caminho único e ideal, porém, existem algumas dicas básicas valiosas que podem ser extremamente úteis.

Nós vamos trazer algumas delas hoje! Neste artigo, você encontra algumas dicas básicas de como ter um perfil de sucesso no Instagram. Vem com a gente 😀

Leia também: Como produzir um e-book de qualidade?

Descrições corretas e boas fotos são o primeiro passo

O primeiro passo para ter sucesso no Instagram é a criação de um perfil bem organizado, coerente e com informações corretas. Apresentação é tudo. Como você espera que uma pessoa se interesse por sua marca, e entre em contato com ela, se você não deixa informações claras na bio do Instagram?

É fundamental que qualquer pessoa, ao acessar o seu perfil, consiga falar com você e conhecer o trabalho realizado com poucos cliques. Para isso, é importante fornecer informações completas, mas também ser direto

Usar ferramentas de linkagem, como o LinkTree, pode ser um bom caminho. Desta forma, você consegue colocar todos os links relevantes para o seu negócio em um local só, de forma dinâmica e intuitiva.

Também é fundamental estar atento à qualidade das fotos que você publica (que devem estar na dimensão correta) e com o preenchimento das informações, como texto alternativo (para acessibilidade), localização, hashtags, etc. Carrosséis são uma ótima pedida, pois geram mais interesse e aumentam a chance do usuário interagir com o post.

Publique com muita frequência

Qual é a sua frequência de publicações no Instagram? Uma vez por semana? Duas vezes? Se essa for a sua regularidade atual, você está fazendo algo bem errado. Manter uma frequência alta de publicações é essencial para obter boas métricas.

Atualmente, o ideal é postar ao menos uma vez por dia, tanto nos stories quanto no feed. Com o algoritmo dificultando cada vez mais o alcance das publicações, investir em uma quantidade alta pode te ajudar a aparecer mais para os seguidores, melhorando os resultados.

Mas lembre-se: quantidade sem qualidade não vale nada! Não adianta fazer 7 postagens por semana sobre o mesmo assunto, ou usar fotos e artes repetidas, ou até mesmo legenda igual a de outro post. É necessário criar uma estratégia de publicação de conteúdo com objetivos e resultados concretos, que conta uma história de verdade.

O conteúdo deve ter qualidade!

Milhões de pessoas produzem conteúdo para o Instagram diariamente. O excesso de informações é muito grande e, por conta disso, está cada vez mais difícil se destacar no meio desse mar de concorrentes. Por isso, é essencial que o conteúdo produzido tenha qualidade e relevância.

Um planejamento de conteúdo bem estruturado é ideal para ter sucesso no Instagram. Mais do que ortografia correta, tom instigante e aplicação de técnicas de redação storytelling, é preciso ser capaz de transmitir a verdade da sua marca. Mostrar aos seguidores o que faz ela ser única e relevante.

Use exemplos de histórias da sua marca, fale sobre processos, explique os posicionamentos e visões de mundo. Deixe de lado o “beabá” que todos fazem. O importante é investir em verdade e originalidade.

Invista nas mídias que geram mais alcance, como vídeos

Não é segredo para ninguém: o algoritmo do Instagram tem seus tipos de post favoritos. A rede social, que antes era voltada para fotos bonitas, tem cada vez mais dado atenção aos vídeos. Os reels, em especial, têm recebido muito mais destaque da plataforma.

É inegável que isso precisa ser considerado na sua estratégia de produção de conteúdo. Esqueça a obsessão por feeds “combinados”. Para ter melhores resultados, invista nos vídeos em formato reels. Traga conteúdo interessante, que engaje e que também divirta, para aumentar o número de interações com o seu perfil

Na hora de usar os reels, tente explorar ao máximo a ferramenta, usando hashtags criativas, criando desafios para que os seguidores participem e estimulando a interatividade, de uma forma geral. 

Interaja com seus seguidores

Não há sentido em trabalhar com redes sociais se você não busca interações. O Instagram, e todas as outras plataformas, serve como um espaço para conquistar novos leads, aumentar o alcance da marca, ouvir sugestões (e críticas) e interagir com o público de uma forma mais próxima.

Por isso, é importante que os conteúdos publicados estimulem não só a curiosidade dos seguidores, mas também uma participação ativa. Ferramentas mais divertidas, como os reels, ou interativas, como os stories, são fundamentais para obter resultados nesse sentido.

Mais do que estimular conversas, é importante fazer com que elas não morram rapidamente. Quem administra uma página do Instagram deve estar disponível para responder comentários e directs, mantendo a conversa viva para continuar gerando interesse nos conteúdos.

Buscando o sucesso no Instagram

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para a sua estratégia digital! Não há garantia de que a técnica A ou B vai funcionar perfeitamente para você e garantir milhões de seguidores, mas é fundamental ter em mente as questões mais básicas da plataforma, para começar tudo fazendo o que é correto.

Ter um perfil organizado, com boas fotos e bons conteúdos é fundamental. Para buscar uma estratégia que realmente funcione, é importante ter bons profissionais de comunicação ao seu lado, para garantir que as pautas serão de interesse e a produção terá um bom padrão de qualidade. 

É isso que a Opcevê pode te oferecer! Somos uma agência de comunicação especializada no mundo digital. Produzimos sites, landing pages, e-books, artigos e conteúdos para as redes sociais, contribuindo também para a construção das estratégias digitais das marcas. 

Conheça os nossos trabalhos!
Se interessou? Então vem falar com a gente no Instagram. Vamos buscar destinos mais altos juntos.

Como produzir um e-book de qualidade?

Você já fez um e-book? Esse material é um dos mais importantes em uma estratégia de marketing digital. O livro digital é simples de ser feito e pode gerar ótimos resultados para marcas que estão começando a desenvolver uma maior presença on-line. 

Além de ter um baixo custo, o e-book é uma ótima ferramenta para estabelecer contato com o público e descobrir quais são os seus principais desejos e interesses. Também funciona como um bom teste para entender se determinados conteúdos funcionam ou não para a sua marca.

Por isso, neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como produzir um e-book de qualidade. Investir em posts rápidos e curtos faz parte da rotina do marketing, mas também precisamos aprender a produzir conteúdos longos, com maior valor agregado. Confira abaixo!

Leia mais: 5 estratégias de SEO que todos devem conhecer

Escolha temas interessantes

Criar um e-book demanda poucos recursos. Basta ter um computador, um programa de edição de texto e boas ideias! Em alguns casos, vale investir em um pouco de design também, para melhorar a apresentação do material, mas o essencial do produto está no conteúdo em si, sempre.

Para que o conteúdo funcione, em primeiro lugar precisamos definir abordagens e temas para o e-book. É possível fazer um conteúdo voltado para vendas, apresentação de produtos e serviços, dicas e curiosidades ou até mesmo um assunto que à primeira vista parece aleatório. A ideia é sempre aproximar o leitor da sua marca.

Na hora de escolher um tema, é importante investir em assuntos mais extensos, que possuem alguns desdobramentos e de fato precisam de mais espaço para serem desenvolvidos.

Também é importante criar um conteúdo voltado para dicas e soluções, afinal, sua persona está sempre buscando a resolução de um problema. É com essa motivação que ela vai achar o e-book e é isso que ela deve encontrar por lá. Outra dica é apostar em temas selecionados e específicos, que possuem menos concorrência.

Caso você precise abordar um assunto de fato complexo, é importante criar um pré-planejamento de ideias, uma espécie de pitch, que vai te ajudar a organizar todos os assuntos que serão abordados, em tópicos. Assim, fica mais fácil de reunir o conteúdo antes de escrever.

Redação correta

Agora, é hora de redigir o texto do e-book. Antes de criar o conteúdo, é importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto que será desenvolvido, seja pesquisando na internet ou até mesmo consultando especialistas no assunto, que vão te ajudar a desenvolver um conteúdo melhor.

Também é fundamental construir um texto com exemplos, cases e situações do cotidiano. Como sua persona está buscando soluções, teorias são importantes, mas exemplos práticos são ainda mais atrativos e explicativos.

Sabe as regras de SEO, que tanto falamos aqui no blog da Opcevê? Elas também valem aqui! Evite parágrafos longos e palavras difíceis. Seu texto deve ser agradável de ler e fácil de ser compreendido. Divida o texto em subtítulos, para facilitar a separação dos assuntos e tornar a leitura mais dinâmica.

Também é importante usar a linguagem adequada para a sua marca e para as personas, abordando os assuntos de uma maneira objetiva, mas que ressoa com o seu público. Por fim, vale lembrar: cuidado com a ortografia.

Invista em imagens e ilustrações

Produzir conteúdo não significa ter textos sempre gigantes e com exagero nas informações. O dinamismo é fundamental, especialmente em conteúdos mais longos, como os de um e-book. 

Por isso, é importante investir não só em bons textos, mas em boas imagens e infográficos que ajudem a dar mais forma ao seu conteúdo. Ilustrações são ainda mais importantes em e-books que trazem tutoriais. Prints podem ajudar o seu leitor a visualizar melhor o que deve ser feito em cada etapa do processo.

Porém, cuidado: imagens em excesso podem deixar o seu e-book sem conteúdo. O ideal é mesclar textos e recursos gráficos, inserindo ilustrações sempre com contexto, sempre relacionadas ao que está sendo dito no material.

Formatação e revisão

Depois de criar textos e imagens para o seu e-book, vem uma etapa muito importante: transformar isso em um material atrativo. Para isso, é necessário formatar o e-book de forma profissional

Essa formatação consiste em revisar o conteúdo, em busca de erros, e melhorar a escalabilidade do material, ou seja, torná-lo mais fácil de ser visualizado. Isso envolve a escolha da fonte correta, cores equilibradas, boa qualidade e tamanho das imagens e muito mais.

Um bom profissional de design é capaz de formatar um e-book de forma eficiente, deixando-o com a cara do seu negócio. Caso você não tenha alguém com essa habilidade na equipe, é possível contratar freelancers, ou até mesmo encontrar sites e programas que facilitam o trabalho de design para amadores na área. O importante é não deixar o conteúdo solto, sem essa substância, que é necessária.

Divulgação do conteúdo

Agora que seu e-book está pronto, é hora de levá-lo ao mundo! Para isso, é importante escolher uma plataforma para hospedar o material. Existem diversas opções para isso, mas a mais usada é a anexação do e-book a uma landing page (página de site).

Desta forma, você se aproxima dos leads, criando uma plataforma otimizada para divulgar o e-book, que está conectada a todos os seus outros canais digitais. Além de hospedar o e-book, há também o trabalho de divulgá-lo corretamente nas redes sociais.

Existem diversas estratégias interessantes para se fazer isso. Uma delas é dividir o conteúdo do e-book em partes, criando posts baseados no material, para divulgá-lo em pequenas “pílulas de conteúdo”. O e-mail marketing também pode ser um ótimo espaço para veicular este material. O importante é pensar uma estratégia que funcione para você e sua marca.
Pensar em estratégias para marcas é o que fazemos todos os dias. A Opcevê é especialista em marketing digital e produção de conteúdo. Geramos soluções que aproximam pessoas e marcas, produzindo relevância de verdade no meio digital. Nosso objetivo é criar experiências que transformam marcas, para alçar voos cada vez mais altos. Conheça o nosso site!

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