Na última segunda-feira (23/05), o Facebook lançou os avatares 3D no Brasil, com o intuito dos usuários criarem uma nova forma de representações de si mesmos na rede social. Vale lembrar que o recurso já havia sido lançado no mês de janeiro na América do Norte, e agora também chegou na Argentina, Colômbia e em Porto Rico.
Meta se une a organizações brasileiras para construir metaverso
A nova atualização será mais um passo que a Meta, controladora da rede social, dará rumo ao metaverso. Já nas próximas semanas, os usuários vão poder criar um avatar 3D no Instagram e compartilhá-lo no Facebook e Messenger.
No ano de 2020, o Instagram criou seus avatares 2D no Facebook, com a intenção de estimular os usuários a se expressarem através de posts no feed, stories, fotos de perfil, etc. Com as opções já existentes, as pessoas podem personalizar seus respectivos avatares, escolhendo roupas, estilo de cabelo, etc.
Instagram testa feed em tela cheia
Contudo, além de um novo visual, os avatares 3D também vão oferecer mais opções para os usuários. Quando disponibilizou o novo recurso na América Latina, em janeiro deste ano, o Facebook já havia informado que os personagens virtuais ganhariam uma aparência tridimensional de maneira automática.
De acordo com a Meta, o Horizon Worlds, plataforma para criação de espaços no metaverso (disponível somente nos Estados Unidos), poderá ser acessada através de um celular, computador ou tablet nos próximos meses. A ideia é permitir o acesso mesmo para quem não tem um dispositivo de realidade virtual.
Prints de conversas privadas vão ser notificadas no Facebook e Instagram
Quais são as possibilidades do metaverso
O metaverso é um conceito que ainda está sendo desenvolvido. No entanto, já é possível imaginar alguns cenários.
- Será possível utilizar acessórios digitais, ampliando a ideia de exclusividade e luxo;
- Os cidadãos vão ter avatares para poder interagir com os outros;
- Videochamada pode se tornar coisa do passado;
Com informações do g1.com