Nos últimos meses as redes sociais passaram a ser inundadas por uma sigla, que até então, quase ninguém tinha ouvido falar. Estamos falando da NFT! Essa sigla atraiu alguns fãs, mas ao mesmo tempo, também atraiu pessoas que não gostaram muito do conceito. Também tiveram aqueles que ainda não entenderam exatamente do que se trata, e até mesmo aqueles que estão fazendo piada sobre a sigla.
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Destacamos que qualquer que seja a sua posição, o fato é que a tecnologia já está sendo bastante utilizada, e, em breve, se tornará ainda mais comum no cenário digital.
Os Non-Fungible Tokens (ou tokens não fungíveis) são ativos únicos, e funcionam como certificados de autenticidade de elementos virtuais, como por exemplo, fotografias e ilustrações. Isso garante que os códigos criptografados de blockchain.
não podem ser reproduzidos.
A partir de algumas transações de alto valor, podemos destacar que a comercialização de NFTs se tornou febre, isso conforme os compradores os viam como itens colecionáveis exclusivos. Contudo, vale ressaltar que o conceito não surgiu há tão pouco tempo assim. Os NFTs já existem desde o ano de 2014. Além disso, até os dias hoje, eles movimentaram mais de US$ 369 milhões, de acordo com o banco de dados “nonfungible.com.”
Por causa do seu impacto geral, se tornou impossível não pensar em modos onde os NFTs podem repercutir no marketing digital. Já é possível identificar três opções diferentes de utilizar os tokens não fungíveis como ferramentas de marketing:
- na geração de valor;
- na criação de comunidades (“brand lovers”);
- na própria monetização a partir da personalização;
Veja como as NFTs podem impactar o Marketing Digital
Criação de comunidades
Com essa ligação que é construída, adquirindo um item exclusivo de uma marca, várias pessoas criam um senso maior de apreço e fidelidade por ela. Com isso, surgem os “brand lovers”, ou fãs, que não se tornam apenas clientes, mas também porta-vozes do marketing boca a boca.
Quer um exemplo? Podemos destacar o Rock in Rio de 2022. A organização do evento, em parceria com a Block 4, enviou NFTs de pulseiras de cada dia do festival, gratuitamente, para os participantes. Sendo assim, agora temos milhares de pessoas que além de compartilhar a experiência do Rock In Rio, também são os únicos no mundo a terem esses NFTs específicas.
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Geração de valor
O sucesso dos NFTs podem ser facilmente explicados, isso porque o valor está na sua exclusividade. Ou seja, é como utilizar um gatilho de escassez aplicado no marketing, porém como um item digital. Oferecendo algo exclusivo, as empresas conseguem chamar a atenção de novos públicos e consequentemente fidelizá-los.
Personalização
Os NFTs podem ser o próprio produto, mas para isso, as empresas precisam trabalhar bem com eles. O fator personalização é de muita importância, mas também não é impossível, nem difícil, desde que sejam utilizadas as ferramentas corretas de oferecer.
Resumindo, além do marketing digital em si, os NFTs também abrem espaço para a expansão de negócios. A partir disso, os produtos exclusivos alimentam o marketing, ao retornarem para a geração de valor, mencionada anteriormente.
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Com informações do site Mundo do Marketing