Toda empresa precisa divulgar os seus serviços de alguma forma. Executar um trabalho de qualidade acima da média é fundamental, mas não há como atrair novos clientes sem obter alcance. Sem divulgação, ninguém fica sabendo que o seu negócio existe. O marketing de conteúdo é uma das ferramentas que podem ser usadas para gerar esse alcance tão necessário.
Em outros tempos, a ferramenta de divulgação que as empresas tinham era a publicidade tradicional. Aparecer no rádio, jornal, revistas, televisão, entre outras mídias, era a forma que as marcas tinham de se destacar. Essa publicidade, que podia ser paga ou espontânea, era o que aumentava o alcance de uma empresa. Tornava ela conhecida por pessoas que ainda não eram clientes.
Porém, nem toda empresa consegue entrar nesses meios. Eles são caros e a concorrência é sempre gigantesca. Felizmente, com o surgimento da internet, as formas de divulgação foram democratizadas. Se tornaram mais baratas e acessíveis. Nesse contexto, surge o marketing de conteúdo, conceito extremamente eficiente em aumentar o alcance de uma empresa, de forma bem diferente da publicidade tradicional.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing de conteúdo e como ele pode ser aplicado para ajudar empresas, atividade que hoje é o grande foco da Opcevê. Confira 🙂
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O que é marketing de conteúdo?
Em poucas palavras, o marketing de conteúdo é uma forma de conquistar clientes por meio da produção de conteúdos relevantes. É uma técnica que consiste na atração de pessoas por meio de vídeos, podcasts, artigos, e-mail, publicação nas redes sociais, entre outras formas de conteúdo do meio digital.
É importante destacar que o marketing de conteúdo não se diferencia da publicidade tradicional apenas pelo meio em que ele acontece, que é a internet. Há também uma distinção conceitual, que deve ser entendida.
Se na publicidade tradicional o foco é o produto, em todos os momentos, no marketing de conteúdo o foco está nas dores do consumidor. Divulgar o seu produto ou serviço o tempo todo não é vantajoso em uma estratégia de marketing de conteúdo. Para captar o interesse do consumidor, você precisa ajudá-lo a resolver um problema, ou ao menos identificar a solução. Gerar valor.
No marketing de conteúdo, o produto é oferecido ao cliente no momento certo. Por meio dos conteúdos produzidos, ele é induzido à compra de forma natural. Esse conceito é chamado de Jornada do Consumidor.
Para esclarecer de uma vez por todas a diferença entre as duas práticas de marketing, vamos dar um exemplo: uma empresa que vende barbeador elétrico.
No modelo tradicional, essa empresa buscaria a venda de seus produtos em todos os momentos, criando banners, cartazes, flyers, folders, entre outros materiais, para divulgar seus barbeadores.
Em uma estratégia de marketing de conteúdo, a ideia é conquistar o consumidor entendendo a dor dele para, posteriormente, oferecer o produto. Primeiro, você produz conteúdos com dicas para pessoas que estão tendo problemas ao se barbear, se compadecendo com a dor de quem sofre com isso. Em seguida, entram os conteúdos que mostram uma possível solução, uma luz no fim do túnel. No fim, você associa essa solução ao seu produto, de uma forma natural.
Esse conceito, que explicamos brevemente acima, é chamado de funil de vendas. De certa forma, ele é a base do marketing de conteúdo, justamente por se tratar da Jornada do Consumidor.
O funil de vendas
Como uma pessoa que não conhece a sua empresa se torna um cliente fiel? Será que isso acontece do dia para noite, ou existe um processo que conduz a pessoa neste caminho? O funil de vendas é um conceito que explica isso de maneira didática.
O funil de vendas nada mais é do que uma forma de representar as etapas que o seu cliente segue até decidir comprar um produto. De forma simples, ele é dividido em três momentos.
- Descoberta: é o chamado topo de funil. Esse é o momento em que o consumidor descobre que tem um problema, uma necessidade que precisa ser atendida. Ele começa a procurar informações e no meio do caminho, acaba tendo contato com a sua empresa. Nesse momento, é importante que ele receba conteúdos relevantes para se informar cada vez mais sobre o problema.
- Consideração: também chamado de meio de funil, o momento da consideração começa quando o consumidor está buscando soluções para o problema que tem. Nessa etapa, ele já é um lead, ou seja, uma pessoa que se inscreveu no seu site, ou lista de e-mails. Recebe o conteúdo que você produz.
- Decisão: esse é o famoso fundo de funil. Nessa etapa, o lead já descobriu a solução e já a associou à sua marca. É uma pessoa que, se abordada pelo seu time comercial, tem grandes chances de fazer uma compra.
O marketing de conteúdo trabalha fortemente com o funil de vendas. Esse conceito é fundamental para entender como os conteúdos devem ser produzidos para clientes que estão em diferentes etapas dessa jornada. É assim que as empresas conseguem conquistar novos clientes.
Como minha empresa pode crescer com o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo não é mais algo opcional. Todo negócio com presença digital precisa investir nessa prática. Ao produzir conteúdo de relevância, você não só está conquistando clientes em potencial, mas também está ganhando alcance para a sua marca.
Todo empresário quer que seu negócio se torne uma referência no serviço e/ou produto que oferece. Ser uma referência significa se destacar diante os demais, significa ter o respeito de todos que entendem daquele assunto. Significa que todos os consumidores que tiverem um problema ou desejo vão tentar resolvê-lo com você.
Por isso o marketing de conteúdo é tão importante. Ele não consiste apenas na venda de um produto, mas sim na construção das marcas no imaginário das pessoas. A criação de uma reputação, que faz com que as empresas cresçam naturalmente.
A Opcevê é especialista em estratégias de marketing de conteúdo. Trabalhamos para te ajudar não só na conquista de clientes, mas também na construção de uma boa reputação no meio digital. Com a produção de conteúdo, te ajudamos a chegar em um outro patamar. Conheça os nossos serviços!