Ano após ano, o mercado onde estamos inseridos tem a urgência de compreender aquilo que vai impactar o mercado nos próximos doze meses, no caso, no ano de 2024. Sendo assim, os profissionais do setor, criadores de conteúdo e empreendedores ficam de olho nas principais tendências de marketing digital.
Tenha em mente que é extremamente importante estar atualizado, com o intuito de manter a relevância, alcançar o sucesso nos negócios e inovar. Sendo assim, aqueles que incorporarem as tendências antes da concorrência, garantem um diferencial competitivo por um longo período.
O ano de 2024 já chegou! Você deve estar se perguntando como a sua empresa deve se antecipar, para começar o ano com o pé direito e deixando a concorrência para trás.
Aqui na Ópcevê, você fica por dentro de tudo aquilo que acontece no mundo do marketing digital, bem como se informa com as principais tendências que surgem dia após dia.
Vamos lá!? Boa leitura.
A importância de uma Consultoria Completa de Marketing para as empresas
Canais de Mensagem Direta
O comportamento digital dos usuários muda constantemente. Com isso, estão ficando o tempo todo com o celular na mão, trocando mensagens e encontrando novas maneiras de se comunicar, podendo ser entre elas, ou mesmo entre empresas.
A verdade é uma só, o Marketing Conversacional está ganhando cada vez mais destaque. A partir disso, diversas empresas de mídias sociais estão investindo nos canais de mensagem direta.
O Marketing será mais preditivo e personalizado? Entenda
De acordo com Mark Zuckerberg, as plataformas da Meta têm 600 milhões de chats via apps todos os dias. Por isso, a empresa tem focado em melhorar a experiência e trazer novas funcionalidades para fomentar negócios via chat, principalmente no WhatsApp.
Inteligência Artificial (IA) como Ferramenta de Produtividade
A Inteligência Artificial é uma das tecnologias que mais evoluiu e chamou a atenção do mercado, isso já em 2023. Tivemos diversas especulações a respeito das reais aplicações da IA, contudo, o aumento da produtividade se destaca entre as possibilidades.
Em uma pesquisa realizada pela RD Station, no Panorama de Marketing 2023, 73% dos respondentes entende que a IA como ferramenta de produtividade é a principal tendência de Marketing para os próximos anos.
Ou seja, utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial representa um ganho de eficiência e produtividade para os times de marketing. Contudo, vale ressaltar que não basta apenas utilizar a Inteligência Artificial, também é necessário compreender a forma mais eficiente de incluir essas ferramentas em nossa rotina de trabalho.
Inteligência Artificial no Marketing Digital: Impactos e reais possibilidades
Vídeo Marketing
Nos dias de hoje, os vídeos estão abocanhando uma parte considerável das propagandas estáticas. Agora, eles viraram a forma mais comum na comunicação, sobretudo, entre os jovens. Vale ressaltar que o seu impacto é bem maior que o de outras formas de propaganda. Por isso, ele se tornou o grande queridinho dos investimentos em 2024.
Comércio Social
Para 2024, é esperado uma grande expansão da integração do comércio social que será capaz de redefinir a maneira como os consumidores estão se relacionando com os produtos e serviços.
Vale destacar que as plataformas de mídia social vão ser aprimoradas para incorporar funcionalidades de comércio eletrônico, permitindo que os usuários possam realizar compras sem dificuldades, através do seu aplicativo social favorito.
A evolução proporciona diversos benefícios, confira:
- Facilidade e comodidade;
- Oportunidade para as empresas alcançarem novos segmentos de clientes;
- Oportunidade para pequenas empresas se destacarem e ganharem visibilidade na internet;
Mídias Sociais como Ferramenta de Marketing Digital
Branding No Foco Das Marcas
Por fim, vamos falar sobre uma outra estratégia que tem ganhado o foco das empresas e dos profissionais de marketing, trata-se do Branding. Criar experiências memoráveis e marcas fortes, sempre foi uma maneira de diferenciar as marcas. Contudo, ess estratégia vem ganhando contornos mais tangíveis e deixando de ser encarada somente como resultado a longo prazo.
Através da complexidade dos canais de mídia, o aumento do custo por clique da mídia paga e o crescimento da concorrência, o fortalecimento das marcas passou a se tornar um aliado de performance e impacta a conversão de forma direta e indireta.
Confira o que o Gerente de Marca na RD Station fala sobre o assunto: “Se algum profissional de Brand ainda enxerga o time de Marketing de Performance como rival, já passou da hora de mudar essa mentalidade e criar pontes. Se, por um lado, Marketing de Performance captura uma demanda existente, quem tem o poder de criar nova demanda pra expandir o leque da outra ponta é a marca. Então, não tem tendência maior do que esses dois times se tornarem aliados. Já existem ferramentas que permitem enxergar essa atribuição de resultados às ações de Brand.” Afirma Gustavo Ruchaud.
Sendo assim, a partir do aumento da concorrência pela atenção das pessoas no mundo digital, as marcas que conseguirem se diferenciar e se conectar com o consumidor durante a jornada de compra terão os melhores resultados.
Entenda o funcionamento do funil de vendas
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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