Todos nós sabemos o quão importante é ter uma marca bem trabalhada. E é por isso que o Branding existe. Esse conjunto de ações, sejam elas ativas ou passivas, ligadas a sua marca, nome ou símbolo, é a equação que irá resultar na qualidade com que a sua empresa atingirá o mercado. Vale ressaltar que o processo de Branding pode estar envolvido na administração e criação de uma nova marca, além de servir para dar um “up” em uma marca que já existe.
O que é rebranding e por que fazer?
Antes de entender o processo de Branding, é necessário compreender que a sua responsabilidade ultrapassa uma conquista de espaço no mercado, mas também está nos corações dos seus stakeholders. Resumindo, todos aqueles que fazem parte do processo:
- Acionistas;
- Colaboradores/funcionários;
- Consumidores;
- Distribuidores;
- Fornecedores;
- Imprensa;
- Lideranças do setor;
O objetivo principal é reforçar os vínculos e aumentar a reputação da marca, encorajando a lealdade dos clientes e consumidores com a segurança da qualidade dos produtos e serviços. Tudo isso se faz necessário para que a abertura, o crescimento, a solidificação no mercado e o aumento do faturamento sejam conquistas naturais em uma empresa bem resolvida na sua cultura.
O Marketing será mais preditivo e personalizado? Entenda
O Brasil é um país que se construiu por influência de vários povos, por isso, somos um dos países mais multiculturais do mundo. Lidar com a diversidade pode parecer algo simples, no entanto, existem grandes obstáculos naquilo que diz respeito à inclusão e respeito.
Atualmente, a diferença entre as pessoas é um tema que está sendo bastante discutido e valorizado, e isso, acaba tendo um grande impacto no modo como as empresas estão promovendo e trabalhando o conceito de branding.
O que é Branding?
Branding nada mais é do que o esforço realizado por uma empresa com o intuito de gerir a marca, transmitindo os valores, cultura e o impacto positivo que deseja passar ao mundo. Quando mostrar “quem é a marca”, o processo de branding torna-a mais conhecida, desejada e conectada com aqueles que possuem valores similares.
Com uma boa gestão de marca, e criando uma imagem única ao transmitir a história da empresa, mostrando o que você faz, é possível transformar os seus clientes em fãs.
De uma forma resumida, branding é a soma das ações que relacionam o posicionamento, propósito e os valores de uma empresa com a percepção que o público possui da mesma.
Sendo assim, todas as empresas executam o branding, no entanto, algumas são capazes de transmitir seus valores de forma que criam conexões com seus clientes. Já outras, acabam se tornando genéricas por só transmitir quais são seus produtos e serviços, sem falar sobre a história que existe por trás da concepção da empresa.
O que é uma consultoria completa em Marketing Digital?
Aprenda a definir a estratégia para o processo de Branding
Quer estabelecer uma linha clara de atuação na construção do Branding? Então saiba que existem três passos fundamentais, são eles:
- Basear sua estratégia de marca em algo sustentável, capaz de identificar uma realidade da sua marca. Resumindo, uma realidade que exista para que possa ser disseminada;
- Utilizar a estratégia de negócios na oferta de produtos e/ou serviços para para que a proposta de valor da marca possa ser verdadeira;
- O último passo, é que a estratégia de comunicação precisa explorar o diferencial planejado nas etapas 1 e 2, de forma clara e consistente.
Dicas para aumentar a retenção de seus clientes
Importância do Branding
A globalização está aumentando cada vez mais a competitividade, por isso, demonstrar o diferencial da marca se tornou necessário, bem como ter um propósito que vá além de um posicionamento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, a partir do momento em que a marca consegue se conectar verdadeiramente com o seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar: veja só,
67% dos entrevistados afirmaram estar muito dispostos a realizar a compra de um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum, estão dispostos até a pagar mais por isso, uma vez que enxergam um real valor nessa aquisição.
Você precisa ter uma marca que tenha:
- Identificação com as pessoas;
- Identificação com as histórias;
- Identificação com as causas;
- Personalidade;
- Propósito;
Lembre-se que promover boas experiências da marca representa a chave para a recomendação, que atualmente é uma das armas mais poderosas para a aquisição de novos clientes.
Quais produtos de Marketing mais geram valor para as empresas?
Branding na prática
Plataforma de marca
Quer conquistar o seu público e encantá-lo? Então seja consistente! Para isso, considere os principais elementos trabalhados no branding de uma marca, comece pela plataforma de marca. Antes de criar, você deverá saber quais são as bases que sustentam a empresa, como por exemplo:
- Qual é o seu diferencial;
- Qual é a sua maior promessa;
- O que a torna única;
Proposta de valor
Representa o principal diferencial da sua marca! O que a torna única? Diz respeito ao que o consumidor receberá ao adquirir o produto/serviço.
Posicionamento
Sua marca é a sua reputação! Qual é a reputação que você deseja construir? Se você não sabe a resposta, como poderá saber se está no caminho correto ou não? Construa a sua reputação alinhando promessa com a entrega. Defina o seu posicionamento! Como sua marca deseja ser reconhecida no mercado?
Promessa
Se por um lado o propósito é algo mais parecido com um processo de reflexão interno da marca (entender onde ele está), a promessa representa a manifestação do propósito, é o que ele comunica ao público.
Atributos
Representa as características da marca! As características são inegociáveis e acompanham a empresa em todas as ações. Lembre-se que elas fazem parte do jeito de ser da marca.
Por que sua empresa precisa estar nas redes sociais?
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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