O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que procura atrair e converter mais clientes utilizando um conteúdo valoroso. Ao contrário do que acontece no marketing tradicional, no Inbound, a empresa explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
Podemos afirmar que milhões de empresas, ao redor do mundo, estão utilizando essa estratégia de atração que proporciona excelentes resultados.
Quer saber tudo sobre Inbound Marketing? Então continue a leitura e confira o Guia Completo que a Ópcevê preparou para você.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias de marketing baseado na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico O objetivo é conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de maneira direta, estabelecendo um relacionamento que pode ser duradouro.
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Em resumo, os consumidores se comunicam com a empresa, que entende suas necessidades, ajuda a encantá-los, fazendo com que continuem comprando e indicando o produto/serviço para outras pessoas.
O Inbound Marketing visa atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados, seja através de buscadores, como o Google, nas redes sociais, etc.
Para que isso possa acontecer, é necessário alinhar o material produzido com os interesses do seu público-alvo, fazendo com que você atraia o tráfego de entrada necessário para, então,converter em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente. Lembre-se que quanto mais relevante e bem trabalhado for o seu conteúdo, utilizando estratégias eficientes, mais potenciais consumidores vão chegar até o seu produto/serviço.
Basta pensar na quantidade de pessoas que estão online. Pense que boa parte pode ser um público interessado em sua marca. Sendo assim, o Inbound Marketing é o melhor caminho para tornar desconhecidos em clientes e promover um negócio.
Inbound Marketing: Desenhamos um funil para você entender o que é
Origem
O Inbound Marketing apareceu, de forma oficial, nos Estados Unidos e começou a se popularizar em 2009, depois do lançamento do livro “Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Após isso, o Inbound Marketing deslanchou de vez. A cada dia que passa, empresas de diferentes segmentos estão aderindo esse método para conquistar mais clientes, alcançar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.
Lembre-se que o Inbound é uma das estratégias mais utilizadas para atrair os futuros clientes de um negócio.
Por dentro do Inbound Marketing
Inbound Marketing vs Outbound Marketing: Entenda a diferença
Sem mais delongas, vamos mostrar a principal diferença do Marketing Tradicional (Outbound Marketing) e do (Inbound Marketing). No inbound, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Entenda que as ações de outbound são aquelas que vão atrás do potencial cliente, de uma maneira bem diferente. Aqui, estamos falando de anúncios de mídia paga, ligações, etc.
Normalmente, a maioria das ações de outbound pedem mais investimento, como por exemplo, no caso de anúncios. Portanto, quando você corta o investimento, a estratégia não terá resultados.
Enquanto isso, no inbound, a ideia principal não é procurar diretamente os clientes, mas sim, despertar seu interesse para que os mesmos venham até você, e possam se interessar pelo que a sua empresa oferece.
A atração é realizada através de conteúdos qualitativos, como forma de educar o público sobre o segmento de sua organização, tornando referência no assunto e influenciando na decisão de compra dos futuros clientes.
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Principais características do Inbound Marketing
Tendo em vista que o Inbound Marketing oferece conteúdos que satisfazem as dúvidas que o público traz, existe mais abertura para um relacionamento próximo.
Sendo assim, você esperar do inbound:
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Importância do Inbound Marketing para sua empresa
Comprovadamente, o Inbound Marketing é mais eficaz na comparação com os outros métodos. Aplicar essa metodologia pode ser até 62% mais barato que o “Marketing Tradicional”.
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Em resumo, deixar de adotar uma estratégia de marketing de atração pode representar uma desvantagem competitiva em comparação aos concorrentes que já utilizam essa abordagem.
Além de ser mais econômico, o Inbound Marketing disponibiliza resultados mais expressivos!
Empresas B2B, exploram mais o Inbound como estratégia, destacando segmentos de consultoria, software e educação, de acordo com o Panorama de Marketing. Contudo, existem casos de utilização para vários segmentos, como:
- Saúde;
- Indústria;
- Jurídico;
- Imobiliário;
- E-Commerce;
- etc;
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Benefícios do Inbound Marketing
Inbound Marketing no dia a dia
Para implementar uma estratégia de Inbound Marketing, as empresas devem investir em conteúdo relevante. Lembre-se que as produções de qualidade para sites e redes sociais são a base dessa técnica. É através delas que a sua marca capta a atenção do usuário. A partir daí, se estabelece um relacionamento com ele, seja por e-mail ou por qualquer outro canal.
Com uma estratégia de produção de conteúdo feita para as personas certas, você consegue atingir o seu cliente ideal, gerando leads para o seu site.
O Inbound Marketing funciona por meio de cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Confira um pouco mais sobre cada uma delas.
Atrair
A etapa da atração é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio no meio digital. Em vez de ir em busca de clientes desesperadamente, no Inbound Marketing, essa etapa é feita por meio da produção de conteúdo relevante. A lógica é: para ser notado, é necessário produzir coisas dignas de atenção.
Esse conteúdo relevante deve ser produzido dentro das regras que fazem sentido no marketing digital, com a otimização de SEO e impulsionamento por links patrocinados.
Converter
Converter um cliente significa transformar um visitante do seu site em um possível consumidor!
Nem todo mundo que é capturado na primeira etapa, de atração, vai continuar trilhando o caminho que você quer nas fases seguintes. É preciso criar uma estratégia para fazer com que essa pessoa leve adiante o relacionamento com a sua empresa, até se tornar um cliente de fato.
Na etapa da conversão, você cria conteúdos com o intuito de obter mais informações sobre o usuário, como o e-mail, por exemplo. Conteúdos ricos (e-books, landing pages, etc.) são ótimos para esse tipo de estratégia.
Mídias Sociais como ferramentas de marketing digital
Relacionar
Essa fase é mais complicada, porque ela trabalha com o relacionamento dos leads que ainda não estão convencidos a comprar no seu site. Eles podem estar considerando e certamente estão conhecendo mais sobre a sua marca, mas ainda não decidiram se tornar clientes de fato.
Nesse aspecto, a automação dos e-mails marketing se torna muito útil.
Com as tecnologias que temos atualmente, é possível segmentar esses usuários usando a produção de conteúdo. Ou seja, dá para fazer uma distinção entre os leads, separando aqueles que realmente estão se convencendo a se tornarem clientes e aqueles que estão mais distantes desse caminho.
Por meio de ferramentas como o RD Station, é possível medir por e-mail toda a jornada do cliente, nutrindo os leads com conteúdos úteis.
Vender
O objetivo final é sempre vender. Quando o lead está totalmente interessado e pronto para comprar o seu produto, é hora de investir em campanhas mais incisivas, que mostram que a sua marca tem a solução para os problemas e dores do cliente em potencial.
Lembrando: esse caminho deve ser percorrido naturalmente durante a jornada de compra do cliente. Por isso, na hora de “atacar” com as ferramentas certas, é necessário ser preciso. Um bom time de Inbound Sales (vendas internas) pode usar todas as informações sobre o cliente para fechar aquela compra certeira.
Analisar
Essa é a fase final do processo de Inbound Marketing, que consiste na mensuração de resultados. Para saber se sua estratégia deu certo, é necessário usar ferramentas que captam dados sobre vendas, captura de leads, cliques em e-mails, entre outros.
Relatórios completos de desempenho podem ser obtidos em ferramentas como o Google Analytics e RD Station, por exemplo.
Estratégias de Marketing Digital para reforçar sua marca
Como medir os resultados de Inbound Marketing
A mensuração dos resultados nas campanhas de Inbound Marketing é crucial para analisar a eficácia das estratégias adotadas.
Para poder realizar uma avaliação adequada, o primeiro passo a ser dado é estabelecer métricas alinhadas aos objetivos determinados da campanha, como conversões, taxa de cliques e geração de leads.
Utilize ferramentas analíticas, como o Google Analytics, por exemplo, tendo em vista que elas oferecem recursos de monitoramento do site, interações dos usuários e fontes de tráfego, proporcionando insights sobre a eficácia das ações.
A importância de uma consultoria completa de marketing para as empresas
Além disso, também é possível utilizar outras maneiras de mensuração, como a análise qualitativa dos dados, incluindo feedbacks e comentários dos leads, estabelecendo uma compreensão mais aprofundada do impacto das estratégias.
Tenha em mente que gerar relatórios e comparar os resultados ao longo do tempo possibilita identificar tendências e a adaptar as estratégias conforme necessário.
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Para finalizar, lembre-se que para mensurar os resultados de forma ainda mais eficiente, é preciso que a análise também inclua outros dados, como a satisfação do cliente, disponibilizando uma visão ampla do retorno sobre o investimento.
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