Com o alto número de empresas (do mesmo segmento), que estão surgindo e possuem o mesmo público-alvo, o branding é uma maneira de diferenciar, posicionar e tornar a marca única por meio de valores intangíveis.
A existência do branding é dada a partir de séculos. Ele surgiu da motivação dos artesãos em marcar suas obras, a fim de que o cliente conseguisse lembrar e diferenciar as obras uns dos outros. Na década de 60, alguns segmentos de negócios começaram a utilizar embalagens atraentes e consideradas importantes, símbolos, desenhos, figuras e elementos decorativos. No Brasil, há algum tempo, o branding tem se tornado parte do desenvolvimento das empresas, principalmente pelo nível de concorrência. Assim, a gestão da marca é dada como fator determinante para diferenciação, ou seja, para que a empresa consiga ser percebida por suas particularidades frente aos concorrentes (KELLER; MACHADO, 2006, p. 15-32).
O que é rebranding e por que fazer?
O que é Branding
Branding nada mais é do que o esforço realizado por uma empresa com o intuito de gerir a marca, transmitindo os valores, cultura e o impacto positivo que deseja passar ao mundo. Quando mostrar “quem é a marca”, o processo de branding torna-a mais conhecida, desejada e conectada com aqueles que possuem valores similares.
Marketing de Conteúdo: Contando histórias que convertem
Com uma boa gestão de marca, e criando uma imagem única ao transmitir a história da empresa, mostrando o que você faz, é possível transformar os seus clientes em fãs.
De uma forma resumida, branding é a soma das ações que relacionam o posicionamento, propósito e os valores de uma empresa com a percepção que o público possui da mesma.
Sendo assim, todas as empresas executam o branding, no entanto, algumas são capazes de transmitir seus valores de forma que criam conexões com seus clientes. Já outras, acabam se tornando genéricas por só transmitir quais são seus produtos e serviços, sem falar sobre a história que existe por trás da concepção da empresa.
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Importância do Branding
Aqui no Brasil, existem mais de 20 milhões de empresas! Só no mês de maio do ano passado, 356 mil negócios foram abertos, segundo a ferramenta Mapa de Empresas, disponibilizada pelo Governo Federal.
Seja qual for o nicho que você atue, o mercado está sempre mais competitivo, com o passar do tempo. Consequentemente, para conquistar aqueles consumidores exigentes e conseguir se diferenciar da concorrência, as marcas que desejam se destacar no mercado devem criar conexões positivas com o seu público-alvo. Para isso, é preciso desenvolver estratégias capazes de proporcionar identificação.
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Em resumo, não basta somente oferecer bons serviços e produtos! Afinal, também é necessário que a sua empresa possua uma identidade fortalecida o suficiente para se conectar emocionalmente com o público que você quer atingir.
Um branding bem definido proporciona tudo isso para uma organização, além de personalidade, propósito e posicionamento. Sendo assim, o conceito pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio.
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Aprenda a definir a estratégia para o processo de Branding
Quer estabelecer uma linha clara de atuação na construção do Branding? Então saiba que existem três passos fundamentais, são eles:
- Basear sua estratégia de marca em algo sustentável, capaz de identificar uma realidade da sua marca. Resumindo, uma realidade que exista para que possa ser disseminada;
- Utilizar a estratégia de negócios na oferta de produtos e/ou serviços para para que a proposta de valor da marca possa ser verdadeira;
- O último passo, é que a estratégia de comunicação precisa explorar o diferencial planejado nas etapas 1 e 2, de forma clara e consistente;
Como realizar o Branding da sua empresa
Incluir o branding nas estratégias pode até parecer uma situação complicada. No entanto, com um bom direcionamento e vontade de fazer acontecer, você estará pronto para começar. Abaixo, confira o passo a passo.
Estratégias Avançadas de Remarketing
Pense na Identidade Visual
Para que a sua organização se torne reconhecida, é preciso que ela seja única. Sendo assim, o primeiro passo é definir cores, logo e fontes para serem utilizadas em sua identidade visual, seja de forma digital ou física.
Todos os elementos precisam ser pensados de maneira estratégica. Nessa situação, você deve saber exatamente as preferências do seu cliente ideal para acertar nas escolhas e construir um visual atrativo para o seu negócio.
Defina a Personalidade da Marca
Após resolver a identidade visual, chegou a hora de definir os elementos que garantem um posicionamento para a marca. Um deles é a linguagem! Então vamos lá, para saber se o mais adequado é ser formal ou usar expressões descontraídas, você precisa se atentar à forma com que o seu público se comunica. Afinal, o intuito é proporcionar identificação.
Aprenda a engajar pessoas para a sua marca
Aqui, também é necessário estabelecer os valores da sua empresa, bem como o propósito da marca e o que ela considera mais importante. Através dessas etapas, é possível definir em quais canais sua empresa estará presente e o tipo de conteúdo a ser produzido e divulgado.
Estabeleça o meio de Comercialização
Para que a sua organização venha a ter lucro, é preciso prever como o público chegará aos seus produtos ou serviços.
Caso a sua ideia seja montar um espaço físico, chegou o momento de definir a localização. Porém, caso o seu negócio seja somente online, pesquise quais são os meios mais viáveis para que as vendas possam ser concretizadas.
Também existe a possibilidade de criar um site próprio para a marca, comercializar os produtos através de plataformas já existentes ou até mesmo vender somente pelas redes sociais. Tudo vai depender do seu nicho e da viabilidade de orçamento.
Persona: Aprenda a definir o público da sua marca
Explore o potencial das Redes Sociais
Independente da sua empresa ser física (ou não), a presença nas redes sociais é crucial. Nos dias de hoje, o meio digital é a forma mais efetiva de ter contato frequente com os seus consumidores, mostrar as novidades e possibilitar a interação a qualquer momento e em qualquer lugar.
Veja só, os anúncios nas redes sociais são uma maneira eficiente de conseguir chegar a novos públicos e aumentar sua cartela de clientes. Segundo uma pesquisa realizada no ano de 2022, pela RD Station, eles já são a quarta principal forma de descobrir uma nova marca, produto ou serviço no mundo.
Para conseguir atrair novos consumidores e expandir seus resultados, é preciso criar um bom planejamento de conteúdo, realizar postagens com frequência e prestar um bom serviço de atendimento online.
Estratégias Eficazes para Marketing nas Redes Sociais
Como fortalecer o Branding
A seguir, confira 8 estratégias cruciais para o fortalecimento da marca!
- Estude sua empresa;
- Saiba mais sobre o mercado;
- Crie uma identidade visual;
- Invista no marketing de conteúdo;
- Utilize as redes sociais;
- Compartilhe valores e cultura;
- Divulgue premiações e certificados;
- Invista na sua equipe;
Como utilizar as Redes Sociais para alavancar suas vendas?
Branding na Prática
Plataforma de Marca
Quer conquistar o seu público e encantá-lo? Então seja consistente! Para isso, considere os principais elementos trabalhados no branding de uma marca, comece pela plataforma de marca. Antes de criar, você deverá saber quais são as bases que sustentam a empresa, como por exemplo:
- Qual é o seu diferencial;
- Qual é a sua maior promessa;
- O que a torna única;
Proposta de valor
Representa o principal diferencial da sua marca! O que a torna única? Diz respeito ao que o consumidor receberá ao adquirir o produto/serviço.
Posicionamento
Sua marca é a sua reputação! Qual é a reputação que você deseja construir? Se você não sabe a resposta, como poderá saber se está no caminho correto ou não? Construa a sua reputação alinhando promessa com a entrega. Defina o seu posicionamento! Como sua marca deseja ser reconhecida no mercado?
Promessa
Se por um lado o propósito é algo mais parecido com um processo de reflexão interno da marca (entender onde ele está), a promessa representa a manifestação do propósito, é o que ele comunica ao público.
Atributos
Representa as características da marca! As características são inegociáveis e acompanham a empresa em todas as ações. Lembre-se que elas fazem parte do jeito de ser da marca.
Por que sua empresa precisa estar nas redes sociais?
Como o Branding pode contribuir para o aumento das vendas?
O branding possui o papel de trabalhar com a marca, além de prestar o posicionamento ideal para que ela se fortaleça. Isso significa que toda interação entre a empresa e seus clientes passa por esse gerenciamento. Vale ressaltar que isso também vale para as relações comerciais. Isso porque, esse já não é mais um ponto de interação final da jornada do consumidor.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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