Se você é uma pessoa que está sempre atenta naquilo que diz respeito às estratégias de marketing digital, já deve saber que a geração de leads é uma das mais importantes. Lembre-se que os leads são potenciais consumidores que já se interessaram pelo seu produto/serviço! Sendo assim, é bem provável que eles queriam obter mais informações sobre o seu negócio, representando uma mega oportunidade de negócio.
Quais produtos de Marketing mais geram valor para as empresas?
De uma forma resumida, o lead, em marketing e vendas, representa uma oportunidade de negócio com aquela pessoa que forneceu alguma opção de contato, com o nome e o e-mail (por exemplo), em troca de alguma oferta da empresa, como um material rico (por exemplo). Pense bem, se um lead ficou interessado no seu segmento, é bem provável que ele gostaria de ouvir/ler mais conteúdos a respeito do seu produto ou serviço.
Gerir um lead é uma realidade que faz parte de diversas empresas brasileiras, afinal, é uma estratégia fundamental para a maioria delas.
Veja só: uma boa gestão de leads, ou seja, aquela gestão bem realizada, é capaz de amplificar consideravelmente os resultados do seu negócio com marketing digital. Isso porque, quando falamos em Marketing B2B, o processo de compra feito pelo cliente não é realizado de maneira impulsiva. Existe um ciclo muito conhecido, e por muitas vezes, bem longo, onde ele(a) passa por:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Avaliação e compra;
Tenha em mente que o prospect (cliente potencial), está sempre procurando por uma grande quantidade de informações. Sendo assim, não é difícil chegar a conclusão que, quanto mais o seu negócio ajudá-lo com conteúdos que vão guiá-lo ao longo do processo, maiores vão ser as chances dele escolher a sua empresa para realizar uma compra.
O que é uma consultoria completa em Marketing?
O que é um lead
Lead é uma excelente oportunidade de negócio para a empresa! De uma forma mais explicativa, o “Lead” é alguém que dispõe das suas informações de contato:
- Nome;
- Celular;
- E-mail;
- entre outros;
O lead passa essa informações, e, em troca, recebem uma oferta de valor do SEU site, podendo ser:
- Avaliação;
- Conteúdo;
- Ferramenta;
- Pedidos sobre produtos/serviços;
- entre outros;
Portanto, um lead é aquela pessoa que já demonstrou interesse em algum produto do seu negócio! Ou seja, é bem provável que ele queira ouvir mais sobre a sua empresa, seja em termos de conhecimento ou de ofertas de produtos/serviços. O lead é alguém que pode ser abordado por um membro da equipe comercial, desde que seja no momento certo.
Dicas para aumentar a retenção de seus clientes
Diferença entre lead e visitante
Sabia que todo lead é um visitante, mas nem todo visitante é lead?
Veja bem: visitantes são usuários gerais que navegam em alguma página ou qualquer canal online da sua empresa. Já os leads, como já explicamos, são aquelas pessoas interessadas na sua SOLUÇÃO, e que realizam algum tipo de conversão no blog, landing page ou outro canal digital. Enquanto os visitantes apenas acessaram essas páginas.
Em resumo, para que um visitante possa vir e se tornar um lead da marca, é necessário que ele informe alguns dados. Dentro do Inbound Marketing, além de atrair visitantes, os objetivos são:
- Fazer com que eles convertam;
- Fazer com que eles iniciem relacionamento;
Destacamos que uma métrica bastante importante é a taxa de conversão de visitantes em leads.
Quando os visitantes começam a entrar na base da sua marca, você deverá iniciar certos processos para engajá-los. É preciso que eles se relacionem com a sua empresa, e posteriormente, resolver contratá-la.
Como você notou, o processo de qualificação de leads tem como objetivo transformar leads em oportunidades e depois clientes.
Por que a sua empresa precisa estar nas redes sociais
Importância do cuidado com os leads para o seu negócio
Ainda não ficou claro para você, qual é a real importância de compreender o que é o lead e como você pode aproveitá-lo na sua empresa? Então pense no principal objetivo de um negócio: vender para ter lucro, ou, qualquer tipo de retorno positivo.
Pense junto com a gente: se não existir pessoas qualificadas para comprar os produtos/serviços que a sua marca oferece, dificilmente você irá avançar com essa meta. Portanto, podemos ligar diretamente o volume de leads gerados com os resultados alcançados. Lembre-se que esses consumidores em potencial são essenciais para a estratégia de venda de uma marca, seja ela online ou offline.
O lead representa a matéria prima da sua estratégia! Isso porque sem ele, não existirá movimentações de vendas ou demandas.
Tenha em mente que para que a jornada da captação de leads possa resultar em uma conversão, um volume grande deverá ser gerado. Isso porque, é bem provável que você não irá conseguir convertê-los de primeira.
Pense em você mesmo! Afinal, em algum momento da sua vida, durante a sua jornada de compra, você já foi lead de alguma marca e acabou convertendo em algum momento. Ou seja, isso é sinal que a empresa realizou uma boa estratégia de aquisição e nutrição de potenciais clientes.
Não existe uma maneira correta ou “pronta” da melhor estratégia que deve ser seguida! No entanto, existem algumas dicas de como realizar um bom plano. Confira algumas dicas de como gerar leads:
- Diversificação em canais de aquisição;
- E-mail marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Mídias pagas;
- Social Media;
Aprenda a investir em marketing e não fazer mais do mesmo
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo aquilo que acontece no Mundo do Marketing Digital
Instagram: https://www.instagram.com/opcevemkt/