Quando o assunto é marketing digital e vendas, a estratégia se torna a palavra chave. Desde o momento da copy do anúncio, até o modelo que deve ser seguido pelo vendedor, os gatilhos mentais são fundamentais para uma boa execução da atividade.
Marketing Digital: O que é fato e o que é fake
Popularizada pelo professor Robert Cialdini, no livro “As armas da Persuasão”, a expressão “gatilhos mentais” representa o conjunto de ferramentas utilizadas com o objetivo de aumentar uma conversão.
Quer saber mais sobre o tema!? Então confira o conteúdo que a Ópcevê preparou para você. Aqui, vamos conhecer os 5 tipos de gatilhos mentais. Vamos começar!? Boa leitura.
O que são os gatilhos mentais?
Antes de darmos início a leitura do nosso conteúdo, vamos explicar de uma maneira resumida o que de fato, são os gatilhos mentais.
Em poucas palavras, os gatilhos mentais representam os atalhos do nosso cérebro para a tomada de decisões. Sendo assim, podemos afirmar que eles são os estímulos externos capazes de influenciar as nossas atitudes.
Utilizar os gatilhos mentais em estratégias de vendas e marketing, é sobre saber provocar esses estímulos, de uma maneira responsável, para que a venda possa acontecer.
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Como utilizar os gatilhos mentais corretamente?
Antes de colocar em prática os gatilhos que iremos apresentar, é importante que você saiba que existe uma maneira correta de utilizar esses gatilhos mentais. Confira:
- Antes de mais nada, saiba que não é preciso utilizar todos os gatilhos mentais de uma só vez;
- O ideal é combinar alguns deles e ficar sempre de olho no contexto;
- É fundamental utilizar os gatilhos com fundamentos e com a verdade;
- Por fim, antes de aplicar os gatilhos mentais em uma ação de marketing, estude, e realize escolhas que dialoguem com a sua estratégia comercial como um todo;
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Após compreender o que são, e como utilizar os gatilhos mentais, vamos conhecer um pouco mais sobre os 5 tipos.
Gatilho de reciprocidade
Você já passou por uma situação onde uma pessoa foi gentil e lhe prestou um favor? Normalmente, quando isso acontece ficamos com aquela sensação de que temos que retribuir de alguma forma. E é aí que entra o gatilho mental da reciprocidade.
Quando falamos em reciprocidade, estamos falando do ato de dar e receber algo. Vamos conferir como aplicar essa reciprocidade quando o assunto são as vendas?
Se você já é um “expert” em Marketing Digital, certamente já deve ter ouvido falar em “Inbound Marketing”. De uma maneira resumida, tenha em mente que essa estratégia trabalha com o intuito de atrair e converter novos clientes.
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Disponibilize materiais gratuitos para o seu público, como e-books, planilhas e guias. Em troca, solicite o e-mail para liberar o download. Ao fazer isso, você irá trabalhar o gatilho mental da reciprocidade.
Gatilho de escassez
Conhecido como um dos mais populares em vendas, o gatilho mental da escassez é uma estratégia utilizada com o intuito de fazer com que o consumidor realize uma compra o quanto antes.
Existem várias maneiras de perceber o uso do gatilho de escassez no ambiente digital. Normalmente, aparecem algumas mensagens como “últimas unidades” ao lado de botões com as frases “inscreva-se” e “compre agora”.
O “prazo” é um ótimo exemplo do uso de gatilho de escassez. Realize promoções por tempo limitado, para fazer com que o cliente realize uma compra dentro daquele prazo específico que você estipulou.
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Gatilho de autoridade
Pense na seguinte situação: Você precisa comprar uma televisão, tendo isso definido, você irá procurar uma pessoa que não entende nada sobre eletrônicos, ou uma loja que seja referência no aparelho em questão? Certamente você irá optar por quem seja autoridade no assunto, no caso a segunda opção.
O gatilho mental da autoridade é utilizado como maneira de conferir confiança para quem está do outro lado. No caso de vendas consultivas, como acontece no processo de Inside Sales, o vendedor consegue utilizar esse gatilho para se posicionar como especialista e apresentar o que o negócio tem de melhor.
Utilize esse gatilho para se posicionar como especialista no assunto! Apresente aquilo que a sua marca possui de melhor.
Gatilho de Prova Social
Você já pediu indicação sobre determinado produto para um conhecido, ou então buscou informações através da internet para verificar a procedência do produto/serviço que você está buscando? Saiba que isso é extremamente normal, afinal, o ser humano é um ser que vive em comunidade. Sendo assim, buscar informações com outras pessoas é mais que normal.
Quando o cliente chegar até você, é natural que ele queira conhecer um pouco mais sobre o seu negócio. Procure mostrar alguns exemplos práticos, como:
- Vídeos;
- Depoimentos de quem usou;
- Cases de sucesso;
- entre outros;
Utilize essas estratégias para ativar o gatilho de prova social.
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Gatilho de empatia
Empatia, é você saber se colocar no lugar do outro! Procure ouvir e entender o seu cliente para colocar esse gatilho em prática.
Crie uma relação com o seu público. Essa estratégia representa um conjunto de práticas para “quebrar o gelo” e gerar conexões.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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