Uma boa estratégia de marketing digital passa muito por uma produção de copy atraente! Afinal, vale ressaltar que o público gasta em média de 3 a 4 segundos visualizando os primeiros cinco resultados de pesquisa. Sendo assim, podemos dizer que para atrair e converter mais clientes para o seu negócio, você deverá escrever MUITO BEM para conseguir se destacar.
Glossário do Marketing Digital
A copy existe desde os primórdios do marketing e sempre foi a força motor que está por trás do sucesso de uma empresa. Em um passado não tão distante, os especialistas de marketing se concentravam mais em anúncios em jornais e outdoors, enquanto atualmente, as soluções digitais estão na vanguarda do marketing moderno.
No entanto, mesmo com todas as mudanças que tivemos com o passar do tempo, uma boa copy continua sendo uma coisa que uma empresa não pode prescindir, seja qual for a sua estratégia de marketing preferida.
No conteúdo de hoje, a Ópcevê preparou um conteúdo explicando como funciona a copy no Marketing Digital, e algumas dicas sobre o tema para que você possa adotar na sua estratégia.
Aprenda a ganhar dinheiro com Marketing Digital
Copy no Marketing Digital
A copy nada mais é do que um conjunto de textos ou um texto criativo, utilizada nos campos de marketing e publicidade com finalidade persuasiva com o intuito de transmitir uma mensagem com vistas a venda de um produto/serviço ou conversão.
De uma maneira resumida, a copy é uma abreviação da palavra Copywriting, que define o conjunto de técnicas de escrita destinadas a gerar textos que ajudam a converter e vender, através de uma escrita eficaz e persuasiva. Lembrando que as técnicas de copy são baseadas no conhecimento da psicologia humana, em outras palavras, nas reais motivações e desejo das pessoas.
Marketing Digital: O que usar e o que não usar em 2023
Podemos dizer que uma boa copy precisa ser escrita por um especialista em:
- Escrita criativa;
- Marketing Emocional;
- Neuromarketing;
Neuromarketing: Confira como ele pode ser utilizado em estratégias de marketing e marketing digital
Normalmente, a estrutura de uma boa copy é composta por um título chamativo que atrai a atenção do potencial cliente, um bom corpo de texto no qual o conceito é desenvolvido, além de um Call to Action ou Call to Action Final, onde o usuário é incentivado a executar a ação de compra.
Tenha em mente que as copys ou textos, que funcionam na prática, seja em marketing ou publicidade, são aquelas que expressam diretamente e próxima o valor oferecido pelo produto ou serviço, ou seja, que vão direto ao ponto.
Depois disso, elas desenvolvem de forma clara e objetiva a promessa exposta na manchete, sem desvios desnecessários e fornecendo argumentos emocionais e racionais que reforçam a credibilidade do que foi prometido no início.
A seguir, confira 5 dicas para escrever uma boa copy!
Escolha um título significativo
Lembre-se que como marca, você só possui alguns segundos para poder causar uma boa impressão. Criar um título significativo é um dos elementos mais críticos de um anúncio de sucesso.
Confira como criar um título atraente:
- Realize uma pergunta para envolver imediatamente o seu público. Procure atrair o consumidor com uma pergunta instigante que os faça querer ler mais.
- Faça a correção de um problema em seu título! Os consumidores fazem compras para resolver seus problemas. Anuncie uma solução para um problema que relacione seu produto e seu público.
- Utilize palavras-chave e seja direto com a sua publicidade. Faça a conexão de palavras na consulta de pesquisa do consumidor com palavras em seu título.
- Quando puder, torne-o engraçado! Quando uma pessoa escuta uma piada engraçada, tende a se lembrar dela. Aproveite o humor em seu título para ajudar a separar sua marca do resto.
Dicas para utilizar o storytelling em uma estratégia de Marketing Digital
Utilize palavras-chave
Lembre-se de utilizar palavras-chave na cópia do corpo do anúncio! Para isso, você precisa pensar quais são as palavras que a sua persona ideal procura.
A criação de copy do anúncio com palavras-chave é uma ciência. Podemos considerar dois exemplo de palavras-chave, veja só:
- Palavras-chave específica: Segmentam sua persona;
- Palavras-chave gerais: Segmentam um público-alvo mais amplo;
Tenha uma mistura de ambos os tipos!
Uma outra dica é concentrar na legibilidade e não FORÇAR palavras-chave em sua copy. Isso porque ao colocá-las sem nenhum tipo de critério em seu texto, você pode tornar a sua copy pouco clara.
Por fim, conheça todas as mudanças em torno do impacto das palavras-chave. É menos sobre o quê e mais sobre o porquê! A intenção das suas palavras-chave é muito importante.
Pense no motivo pelo qual alguém está pesquisando sua marca e desenvolva palavras-chave com base nas intenções deles:
- Por que o consumidor está procurando informações?
- Eles querem fazer uma compra?
- Eles estão procurando um site específico?
Marketing Digital: Como o UX impacta sua marca
Agregue valor
Procure escrever uma copy do anúncio que fale com seu consumidor-alvo. Não perca o seu tempo com ofertas que não fazem sentido. Os cliques são ótimos, porém os cliques qualificados são ainda melhores.
Antes de escrever a sua copy você precisa definir o seu público-alvo. Perfile sua persona em torno de insights de seu público. Tente se fazer as seguintes perguntas:
- Qual tipo de pergunta eles fazem;
- Quais são seus pontos de dor comuns;
- Quais são seus dados demográficos pessoais;
- Tipo de conteúdo que eles consomem;
- Como meu produto ou serviço torna a vida dele melhor;
Isso te ajudará a desenvolver uma forte compreensão de quem é o seu leitor, além de permitir que você fale melhor a língua dele.
Marketing Digital: 3 pontos para aprimorar e impulsionar os produtos
Foque no cliente
Geralmente, as pessoas compram produtos porque querem ou precisam deles. Sabendo disso, concentre os anúncios em como seus produtos melhoram a vida de seus clientes em potencial. É assim que você irá direcioná-los para o seu site.
Passe a reduzir palavras como “eu” e “nós”. Ao invés disso, utilize palavras orientadas para o cliente, como “barato”, “economize”, “fácil”, “valor”, “você”, etc. Procure adaptar suas frases para mostrar como seus produtos resolvem os problemas do público-alvo.
Focando em seu cliente e se atentando para as necessidades do consumidor, você incentiva os espectadores a clicar na página de destino.
Escreva um CTA matador
Seja o que for que você esteja fazendo na redação do seu anúncio online, saiba que escrever um CTA matador irá funcionar a favor do seu negócio!
Crie um call to action matador que seja escrito de uma maneira que fará com que o espectador realmente queira clicar em seu anúncio gráfico. Por exemplo, o “Compre agora” é um call to action padrão utilizado por muitos profissionais de marketing online, mas se você realmente deseja ficar um passo à frente de seus concorrentes, opte por uma alternativa que retrata sua criatividade ao máximo.
A cópia que você utiliza em seu CTA precisa refletir o que acontecerá quando alguém clicar em seu anúncio e chegar até a página de destino.
Como o designer atua no Marketing Digital
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo aquilo que acontece no Mundo do Marketing Digital
Instagram: https://www.instagram.com/opcevemkt/
Facebook:https://www.facebook.com/OpceveMarkerting
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/opcevemarketing
Com informações do site correio 24 horas